quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Programação oficial do carnaval de Pesqueira é divulgada; confira!

Trio e Banda Asas da América, Alceu Valença, Jonas Esticados, Walkyria Santos, Marreta é Massa, Tatau (ex-Araketo), Wallas Arrais, (...)


Foi divulgada nesta terça-feira (4) a programação oficial do carnaval de Pesqueira 2020, no Agreste de Pernambuco. Os festejos começam na quinta-feira, dia 20 e seguem até a terça 25 de fevereiro.
O município é conhecido pela realização de uma das mais tradicionais festas carnavalescas do estado, a Folia dos Caiporas.
Blocos, troças, bonecos gigantes, figuras decorativas de destaques, orquestras de frevo, Cangaceiros, trio elétricos, polos infantis, etc. Muito frevo, muita animação, muita alegria e muita paz em todo carnaval e, pra completar, o Lira da Tarde, o maior e o melhor bloco de rua do interior de Pernambuco o Galo da madrugada do interior.

Nosso Carnaval é um orgulho pernambucano.

Homenageado: Bloco Carnavalesco Cambinda Vela
Um dos Blocos Carnavalesco mais antigo de Pernambuco, o Cambinda Vela com 111 anos de História
Seu fundador foi Sr. Pedro Lopes, após o seu falecimento assumiu a direção o Sr. Aprigio do Amaral, em 2009 já estava no comando do Sr. José Barbosa Lopes e o jovem José Rozanio Cintra Lopes (filho e neto de Aprígio).
O Bloco é composto de homens vestidos de roupas femininas brancas e usando chapeis de palha (ornamentados com fitas vermelhas). O ritmo da dança surgiu de um folguedo que de costume era cantado nos desfiles dos escravos, que chegavam ao Brasil, e os cantavam nas senzalas. Segundo a História a melodia foi ouvida, pelo fundador do Bloco, no Cais de Recife, em uma das viagens realizada por ele a Capital. Vendo a melodia, ele achou muito interessante e bonita e teve a brilhante ideia de trazê-la para incrementar em um bloco com amigos no nosso Carnaval.
Estas melodias que fazem parte da dança do Cambinda Velha são muito simples e eram cantadas, anteriormente, também, nas festas religiosas em devoção e comemoração aos santos, depois elas foram sendo inseridas nas festas profanas como o Carnaval.
Atualmente o Bloco se resume a, no máximo, trinta e poucos componentes que brincam e divertem o público abrilhantando o nosso Carnaval dos Caiporas com muita irreverencia e originalidade. Portanto, é de suma importância à preservação de Histórias como estas do nosso Carnaval Pesqueirense, que faz parte da nossa rica Cultura Pernambucana. Por este e outros motivos, muitos estudantes e historiadores estão sempre buscando e pesquisando nesta nossa Fonte de Cultural, que é o nosso Carnaval cheio de preciosidades como o imortal e maravilhoso Cabinda Velha, que há mais de um século se apresenta a beleza e a magia dos antigos carnavais formado por grupos e troças de amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário