terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Ex-ministro Armando Monteiro Filho morre aos 92 anos, no Recife, Pai do Senador Armando Monteiro Neto (PTB)

Falecimento ocorreu na residência dele, na Zona Sul, na manhã desta terça-feira (2). Pai do senador pernambucano Armando Monteiro Neto, ele será velado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, na Região Metropolitana.


Armando Monteiro Filho faleceu nesta terça-feira (2), no Recife, aos 92 anos (Foto: Reprodução/Arquivo de família)

Morreu na manhã desta terça-feira (2), em sua residência na Zona Sul do Recife, o empresário e ex-ministro Armando Monteiro Filho, aos 92 anos. Pai do senador Armando Monteiro Neto (PTB), ele teve problemas pulmonares. A informação foi repassada pela assessoria do parlamentar.

O velório de Armando Monteiro Filho começará às 16h desta terça-feira (2), na Capela Nossa Senhora das Graças, no Instituto Ricardo Brennand, no bairro da Várzea, na Zona Oeste do Recife. O corpo do ex-ministro será cremado às 11h de quarta-feira (3), no cemitério Morada da Paz, em Paulista, na Região Metropolitana.
De acordo com o empresário Eduardo Monteiro, um dos filhos de Armando, o ex-ministro vinha apresentando problemas de saúde. Ele teve queda de pressão arterial e baixa oxigenação. Chegou a melhorar no Natal, mas as dificuldades respiratórias persisitiram. Armando deixou cinco filhos, oito netos e seis bisnetos.

História

Genro do ex-governador Agamenon Magalhães, que comandou Pernambuco nos anos 30 e 50 do século passado, Armando Monteiro Filho teve como cargo político mais importante a participação no Governo e João Goulart, como ministro da Agricultura, entre 1961 e 1962.
Engenheiro, Armando Filho foi eleito deputado estadual, em 1950, pelo PSD. Não conseguiu assumir o cargo devido ao parentesco com Agamenon Magalhães. Em 1954, ganhou uma vaga na Câmara dos Deputados, como o mais votado em Pernambuco.
O empresário foi candidato ao governo de Pernambuco, em 1962, sendo derrotado por Miguel Arraes. Filiado ao MDB durante a ditadura militar (1964-1985), se transferiu para o PDT. Em 1994, perdeu a eleição para o Senado Federal. Em 1998, passou para o PMDB.

Repercussão

Diante da morte do ex-ministro, o governador Paulo Câmara (PSB) decretou luto oficial de três dias. Ele também divulgou nota de pesar se solidarizando com familiares e amigos de Armando Filho.
Segundo a nota enviada pela assessoria de Paulo Câmara, "Dr. Armando foi um honrado pernambucano, um legítimo cavalheiro que sempre lutou, ao longo de toda a sua vida, pelas maiores causas do nosso Estado e do Brasil, como empresário e político. Ele teve uma postura firme, democrática e corajosa no enfrentamento com a ditadura militar e foi uma referência para gerações."
O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), também falou sobre a morte de Armando Filho. Por meio de nota, ele ressaltou a trajetória política do empresário.
Segundo o prefeito, Armando Filho foi um homem público que dedicou toda sua vida ao Brasil e a Pernambuco, nos negócios, e como deputado e ministro de Estado. "Sua trajetória se confunde com a história política do Brasil, sempre ao lado dos interesses de Pernambuco. Que Deus leve conforto a seus familiares neste momento de dor”, escreveu.
O senador Humberto Costa disse que Pernambuco perdeu um dos seus mais expressivos quadros na vida política e empresarial. "Tive a oportunidade de externar meu reconhecimento a esse grande homem público quando o indiquei para receber o Diploma José Ermírio de Moraes, no Senado Federal, em homenagem à sua brilhante, exitosa e honrada trajetória de vida", declarou, por meio de nota.
O ex-ministro das Cidades Bruno Araújo declarou, por meio de nota, que Pernambuco e o Brasil perderam Armando Monteiro Filho uma importante referência de homem público e empresário que sempre se conectou às legitimas causas sociais pensando de forma coletiva. "Deixo aqui os meus sentimentos a toda a família", esceveu o deputado federal (PSDB).
Para o deputado estadual Sílvio Costa Filho (PRB), Armando Filho sempre praticou a boa política, atuando com ética, seriedade e respeito às pessoas. "Dr. Armando Filho sempre será um exemplo para a minha e para as próximas gerações. Ninguém no Estado pode contar a história de Pernambuco sem falar do legado desse grande pernambucano", afirmou, por meio de nota.
Por G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário