quarta-feira, 17 de abril de 2024

Sesc promove apresentação de repentista em feira livre de Buíque

Adeilto Oliveira é o convidado do projeto “De Repente na Feira”, que acontece nesta sexta-feira (19/04), a partir das 9h, no Centro da cidade

 

foto: Maker Mídia 

O repente é uma das manifestações literárias e musicais mais tradicionais do Nordeste brasileiro e Pernambuco tem muitos representantes desse estilo. Um deles é o violeiro e repentista Adeilto Oliveira, o convidado do projeto “De Repente na Feira”, do Sesc, que acontece nesta sexta-feira (19/04), às 9h, na feira livre da Rua Cel. Antônio Cavalcante, no Centro da cidade, com acesso gratuito.

 

O objetivo do projeto é preservar essa cultura, por meio de apresentações que podem acontecer em feiras, festivais e outros eventos culturais. “São exibições que envolvem o improviso poético e musical e que proporcionam ao público o entretenimento e a valorizando a tradição oral nordestina”, afirma Wellington Martins, professor de Artes do Sesc Ler Buíque.

 

Adeilto Oliveira, de 59 anos, é de São José do Egito, no Sertão de Pernambuco. Há quase 40 anos vive em Garanhuns, no Agreste. Iniciou a carreira aos 25 anos, participando e promovendo festivais de poetas repentistas amadores e profissionais e realizando apresentações filantrópicas em escolas, praças públicas e igrejas. Sempre teve o apoio de outros poetas como o pai Vicente Alves de Oliveira, José Lopes Neto, Ismael Pereira, Gilberto Cavalcante e Voador da Paraíba.

 

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 24 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.

 

Serviço: Projeto “De Repente na Feira”, com Adailto Oliveira

Data: sexta-feira, 19 de abril

Horário: 9h

Local: feira livre da Rua Cel. Antônio Cavalcante, Centro de Buíque

Acesso gratuita

Informações: (87) 3855-2230 ou (87) 99151-6778 (Whatsapp)

Da redação Claúdio Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário