quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

EXCLUSIVO: Momentos de grandes emoções durante o aniversário do Guerreiro João Estalião, foi comemorado entre amigos e familiares e teve sua história contada através de um texto referente a Biografia da trajetória de 73 anos por uma de suas filhas. Veja mais na nossa reportagem completa no blogg.

  

A cada cobertura que fazemos para o nosso blog tem um diferencial, o da família Estalião foi muito especial devido a história que ela tem, no dia 25 de dezembro, dia de Natal, fomos até a cidade vizinha de Buíque, a querida Tupanatinga que faz parte do Agreste Meridional de Pernambuco, especificamente no Sítio Logradouro, e podemos ver o quão é importante e querido o seu João Estalião, o Guerreiro, assim, como é considerado por quem o conhece e sabe de toda sua trajetória de vida.


Seu João Estalião todos os anos comemora seu aniversário, é bem diferenciado de muitos que já vimos e registramos, pois, ele reuniu a família, funcionários e amigos em um grande almoço em suas Chácaras Recanto do Guerreiro e Recando da Guerreira, nome inspirado na trajetória de vida do casal, por serem vitoriosos e unidos como casal, amigos e parceiros de vida. O único presente que ele pede aos convidados é doações de alimentos, pois tem o prazer de compartilhar alegria à quem mais precisa. Seu João sempre teve essa preocupação em fazer o bem nas horas mais difíceis daqueles que mais necessitam de ajuda, suporte e esperança. Todos os funcionários do seu comércio especificamente, tem que estarem presentes no evento, pois, tem um momento lindo dedicado a eles através de homenagens feito por Seu João e dona Auta. Nessas homenagens feita aos seus colaboradores foi dado o nome como: Time União, trabalho e respeito, representado por todos os funcionários do Armazém Nova Vida. 

Outro momento marcante foi o da apresentação religiosa com o menino Jesus, tendo esse ano uma criança recém-nascida representando o nascimento de Cristo, acompanhado por lindas crianças encenando uma apresentação de Natal e trazendo para todos que estavam ali o verdadeiro espírito natalino. Registramos a entrada de duas crianças representando José e Maria e outras 4 como os anjos, de verdade foi um momento forte e emocionante. As apresentações não param por aqui, foi chamado ao palanque do guerreiro 4 jovens que tem uma trajetória de vida difícil, onde passava necessidades fisiológicas entre outras, porém eles foram surpreendido por tamanha surpresa feita pelo aniversariante e sua esposa Dona Auta, receberam presentes, palavras de conforto e apresentação digna de bons cidadãos a todas as pessoas que ali estavam (convidados), não teve outra, todos ficaram emocionados devido a valorização que o casal  fez e faz. Percebemos que João não é um chefe e sim um grande líder, é reconhecido com empreendedor nato, mesmo só tendo 4 anos de estudos, muito querido pelas pessoas, muito respeitado e muito abençoado. Ficamos muito felizes em fazer essa cobertura de alto valor, onde aprendi muitas lições que levarei nas minhas práticas de vida. Belos ensinamentos ficaram na minha memória e tenho certeza de que ficou na memória de todos os convidados.

 

 

E em outro ambiente ficou a parte das atrações musicais que ele não abriu mão, ou seja, a festa aconteceu em dois espaços, um com almoço, apresentações e momentos surpresas, e finalizou com muita música boa entres elas anos 60, 70, 80, forró das antigas e muito frevo. Acham que o casal ficava só assistindo? que nada! Eles entraram na folia e foram os mais animados, dançando, interpretando, se amando e frevando. De verdade foi uma festa diferenciada de todas que já participei, registramos uma quadrilha improvisada e linda, contia mais 50 casais fazendo parte da diversão e uma das coisas que observei foi o sorriso no rosto e os olhos brilhando de todas as pessoas que estavam participando do aniversário de 73 anos do querido João.

 


Ainda no mesmo ambiente Seu João se declara para sua Esposa dona Auta Estalião, é um casal lindo, apaixonado e real, eles tem 48 anos de união e ele não conteve em recitar seus votos de amor a sua amada,  olhando para ela disse “ sou apaixonado e me apaixono todos os dias por minha dona Auta”, registramos esse lindo amor e vimos que é real todo cuidado, zelo e companheirismo desses eternos namorados. Desejamos vida longa a seu João e Dona Auta e muitas felicidades a toda família.

Sim!!!! Não poderíamos deixar de contar um pouco da trajetória de vida desse grande líder João Estalião

 

A infância

No dia 20 de dezembro de 1949, na cidade de Tupanatinga-PE, nasceu o menino chamado João Estalião. A data representa um marco para a história da cidade por figurar sua emancipação territorial. Em 1949, completando 57 anos. Tupanatinga, antes Santa Clara, foi distrito de Buíque – cidade vizinha.



Uma das promessas consistia em batizar a criança com urgência e em dia de Natal. Assim foi batizado pelo Padre José Kehrle em Buíque-PE. Após o batismo, João apresentou melhoras significativas, seus pais presenciaram o momento em que a criança abriu os olhos e riu. Com o passar dos dias, João recuperou sua saúde e foi motivo de muita alegria em seu lar. Acreditou-se no milagre, na promessa e na fé de que Deus tinha um grande propósito na vida do menino João.


Aos sete anos foi matriculado na escola José Emilio de Melo. Era um menino tímido, respeitador, atencioso, curioso e estava sempre disposto a aprender. Contudo, o período na escola foi curto, durou apenas quatro anos e aos 12 teve de se ausentar para ajudar o pai no roçado, trabalhava também em casa de farinha e o tempo que tinha era para ajudar no sustento da família.


Vida adulta e família

João despertou na adolescência o lado empreendedor. Aos 15 anos tinha seu próprio roçado e um empregado. Plantava mandioca e dela fabricava a farinha que seria comercializada no mercado público de sua cidade. Um ano depois, frequentava várias feiras da região. Mesmo assim, as dificuldades eram grandes e aos 18 anos João deixou o manejo com farinha e passou a comercializar sorvetes, também foi palhaço de circo, viajando para várias cidades.

Casou-se com uma prima: Auta José de melo. Filha de Maria Melo e José Luiz da Silva. Os pais de João e Auta aceitaram a união e assim passaram a namorar. Sete meses depois, João pediu ao tio, a filha Auta em casamento. E após horas de conversas também com o pai. Fora marcado para 26 de março de 1974, a data do casamento.

 Sou um homem que gosta de futebol, carnaval, festas juninas, de natal e ano novo; gosto também de beber um pouco nos finais de semana e de ajudar o mais necessitados. Apesar de tudo isso você aceita casar comigo?” – e a resposta de Auta continuou sendo: sim.

A primeira filha: Joana Estalião, nasceu três anos após a união, nasceu Andreia Cristina Estalião, em nasce Cristina Estalião. Felipe Estalião; Estela Estalião em e Brisa Estalião, oito anos depois, vem o segundo filho homem: Tarcísio Meira Buíque Estaliã.  Todos nascidos de parto normal.

Em 1980 houve um surto de paralisia infantil no Brasil, Andreia (a segunda filha do casal) contraiu a doença quando contava os seis anos de nascida. Após seis anos de luta, não resistiu, falecendo aos 12 anos.

O jeito de João é único, ele tem um coração gigante, sempre se coloca no lugar do outro e principalmente no lugar do pequeno, das pessoas mais necessitadas. A vida toda foi de grandes desafios, a sua atividade laboral sempre foi comércio e assim foi inserindo toda sua família no empreendedorismo.

João e a Política

Na política, foi um visionário apaixonado por sua cidade: Tupanatinga. Sempre quis contribuir em prol do crescimento local. Executou vários projetos por vias próprias. O maior desejo era ver o município se desenvolver naquilo que faltava. Em 1984 foi eleito vereador, sendo um dos mais votados. Foi vice-prefeito por duas vezes consecutivas (entre 1996-2000 e 2001-2004); foi candidato a prefeito em. Porém, sem êxito. Quando vice-prefeito, querendo fazer uso do cargo ao qual lhe confiaram, jamais pôde executar as ações desejadas. Poder para tal não lhe fora concedido. Ainda assim, fez do pouco, muito.

- Afirmo com meus 73 anos que sim, busque andar no caminho da simplicidade, ajudando o mais necessitado, fazendo o bem sem olhar a quem e crendo no poder Deus no seu eu, em sua casa, em sua família, em seu trabalho e em toda sua caminhada. Esse é o verdadeiro caminho da felicidade e abundância, quando mais contribui e partilha mais a gente cresce.

 

O que espera ver no futuro?

- Espero que o futuro seja norteador na educação, ampliando os conhecimentos e que a tecnologia esteja voltada para o bem da humanidade e não para destruição dela. Rogo a Deus que abençoe o futuro, que faça os governantes agirem na honestidade, transparência, na partilha e que enxergue o mais necessitado, dando oportunidade para assim ser um bom cidadão. Espero que os jovens saibam a importância deles aqui na terra, pois a grande esperança é a juventude, e que eles enxerguem de forma positiva e construtiva ações que venha a desenvolver a nossa humanidade com partilha, conquistas, celebrações de dias melhores, fé, coragem, determinação, disciplina e sucesso.  Espero que a juventude veja a potencialidade que tem e que saiba escolher caminhos norteadores para uma vida saudável, tranquila, com músicas boas, festas boas, amores reais, cuidados com os pais e os mais velhos, cuidando com o patrimônio público, que façam valer nas escolhas das profissões e que cuide do planeta para assim outras gerações poderem usufruir das coisas boas que tem aqui na terra.

João Estalião.

 Confira a nossa cobertura completa aqui!


Nenhum comentário:

Postar um comentário