terça-feira, 16 de novembro de 2021

Recife confirma mais duas mortes por dengue e sobe para quatro total de óbitos por arboviroses em PE em 2021

 

Segundo a Secretaria de Saúde do município, novas vítimas faleceram em julho e agosto deste ano. Capital contabilizou três mortes por dengue e uma por chikungunya.

  

Mosquito Aedes aegypti é o transmissor da dengue, zika e chikungunya — Foto: Raul Santana/Fiocruz/Divulgação

Recife confirmou mais duas mortes de pessoas por causa da dengue. Os novos óbitos aconteceram em julho e agosto deste ano, vitimando uma mulher de 61 anos e um homem de 41 anos, respectivamente, de acordo com a Secretaria de Saúde do município (veja vídeo acima).

Com isso, subiu para quatro o total de óbitos em Pernambuco neste ano de 2021 por arboviroses, que são as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. As quatro vítimas moravam na capital pernambucana, mas três morreram por causa da dengue e uma faleceu em decorrência da chikungunya.

A causa das mortes foi confirmada por meio de critério clínico-epidemiológico, após análise do Comitê Municipal de Investigação dos Óbitos por Arboviroses. Outras quatro mortes estão sob investigação no Recife, que contabilizou 26.284 casos suspeitos de dengue, chikungunya e zika vírus em 2021.

Por meio de nota, a prefeitura do Recife informou que a morte ocorrida em julho foi de uma mulher que morava no bairro da Boa Vista, no Centro da capital. Ela começou a apresentar os sintomas da dengue em 2 de julho. No dia 7 do mesmo mês, deu entrada em um serviço de pronto-atendimento do estado e morreu no dia 10 de julho.

Em agosto, ocorreu a morte de um morador do bairro de Brejo de Beberibe, na Zona Norte do Recife. Ele tinha comorbidades como obesidade, hipertensão e insuficiência cardíaca e, no dia 30 de julho, começou a apresentar sintomas da dengue, como febre e dor de cabeça. Em 7 de agosto, foi internado em um hospital do estado e faleceu no dia seguinte, ao sofrer uma parada cardiorrespiratória.

Aumento de casos

Segundo o boletim epidemiológico do Recife sobre as arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, publicado no dia 8 de novembro deste ano, houve um aumento de 341% dos casos notificados e 453% dos casos confirmados entre 3 de janeiro de 2021 e 23 de outubro do mesmo ano. A comparação foi feita em relação ao mesmo período no ano anterior.

Os bairros com maior incidência de casos prováveis, segundo a prefeitura, são o Ibura, na Zona Sul, a Cohab e Campina do Barreto, na Zona Norte, e Areias, na Zona Oeste.

Ainda de acordo com o boletim, o Recife não registrou confirmação de casos de zika em 2021. Já sobre os casos confirmados de dengue e Chikungunya.

Casos de arboviroses no estado

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que Pernambuco totalizou 13.296 casos confirmados de dengue, 18.100 casos confirmados de chikungunya e outros 11 casos de zika, durante o período de 3 de janeiro a 6 de novembro de 2021.

 Por g1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário