terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Rede estadual abre inscrições para 61.103 vagas que sobraram em escolas públicas

Segundo o governo, prazo de cadastramento vai até o dia 28 de janeiro. Procedimento deve ser feito pela internet.

Escola Estadual Apolônio Sales, no Ibura, na Zona Sul do Recife — Foto: Reprodução/TV Globo


O prazo para o cadastramento de matrícula nas vagas que sobraram nas escolas estaduais segue até o dia 28 de janeiro. As inscrições podem ser feitas pela internet e a confirmação deve ser realizada entre esta terça-feira (21) e o dia 30 de janeiro, na unidade de ensino escolhida pelo estudante. Há, ao todo, 61.103 oportunidades disponíveis.

No ato da inscrição, os estudantes e responsáveis precisam apresentar dados como nome completo, data de nascimento, escola de origem, escola em que pretende estudar, com série e turno, e-mail, nome do responsável com endereço e telefone para contato, além de RG e CPF. Estes dois últimos dados não são obrigatórios na inscrição, mas devem ser apresentados na efetivação da vaga.

Do total de vagas, 5.251 estão no Grande Recife, 29.302 na Zona da Mata, 7.073 no Agreste e 19.477 no Sertão. Ao final da inscrição, é gerado um protocolo, que é a confirmação da matrícula realizada. O número deve ser anotado ou impresso.

Posteriormente, com o número de protocolo, o estudante ou responsável (no caso de menores de 18 anos) deve se dirigir à escola que se matriculou para entregar os documentos necessários.

Confira os documentos para efetivação

·         
Cópia da certidão de nascimento
·         Comprovante de escolaridade
·         Foto 3x4
·         Comprovante de residência com CEP
·         Documento de transferência
·         Cópia da carteira de vacinação
·         Comprovante de tipo sanguíneo e fator RH


Processos


O processo de matrícula na rede estadual para o ano letivo de 2020 teve início no dia 20 de novembro de 2029. Foram abertas as vagas para alunos novatos, ou seja, aqueles que estavam saindo da rede particular, vindo de outros estados ou voltando a estudar. Ao todo, foram disponibilizadas 74.978 mil vagas para esses estudantes em 2020.

Desse total, sobraram as 61.103 vagas que foram abertas em janeiro. Essas oportunidades surgem porque os estudantes, mesmo tendo reservado a matrícula no período inicial, não foram efetivar as matrículas nas escolas escolhidas.

Recife


Na rede municipal de educação do Recife, teve início a terceira fase das matrículas para o ano letivo 2020. Quem não conseguiu fazer o cadastramento pela internet, no prazo, deve comparecer a unidade educacional desejada até o dia 31 de janeiro, das 8h às 17h. As aulas começam em 4 de fevereiro.

Na modalidade, chamada matrícula de balcão, os pais ou responsáveis se informam sobre a disponibilidade de vagas na própria escola e realiza a matrícula presencialmente.

Das cerca de 21 mil novas vagas disponibilizadas no início do processo, ainda há 5.019 remanescentes para as turmas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Nesta terceira fase, o responsável ou o aluno, no caso do EJA, deverá ir na escola e apresentar os seguintes documentos para a matrícula:

·         comprovante da reserva de matrícula online,
·         documento de transferência da escola de origem (sem rasuras nem emendas)
·         duas fotos 3x4 recentes e iguais
·         cópias da certidão de nascimento ou de casamento
·         cópia do CPF do estudante
·         cópia da carteira de vacinação (Lei Estadual n 13.770/2009)
·         cópia de cartão do SUS
·         cópia do comprovante de residência atualizado com o CEP
·         cópia do comprovante do tipo sanguíneo e do fator RH do estudante (Lei Estadual nº 15.058/2013).
·         Os beneficiários do Bolsa Família também devem levar cópia do Número de Identificação Social (NIS).

A Rede de Ensino do Recife conta com 312 escolas, sendo 82 creches, além da escola de arte João Pernambuco, o Barco Escola e a Classe Hospitalar.
Ao todo, são atendidos quase 93 mil estudantes, sendo que 71.984 tiveram a matrícula renovada automaticamente.

Por G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário