sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Educação de Buíque destaca crescimento em balanço de 2019

A Folha inicia um balanço de várias áreas da administração municipal em cidades da região e começa pela cidade de Buíque, destacando inicialmente as ações que marcaram a pasta da Educação comandada pela professora Marilan Belisário, que fez uma análise bastante positiva do ano em várias áreas da secretaria.

              “Tivemos um ano vitorioso, apesar da crise, das dificuldades, mas com apoio do prefeito Arquimedes e de uma equipe maravilhosa e empenhada em fazer o melhor, temos muito o que comemorar em 2019 e já estamos abrindo as portas de 2020 com boas novas, como a creche do Frei Damião que estamos preparando para entregar”, afirmou Marlian.

Segundo a Secretária, um dos grandes destaques da Educação neste ano foram os números do crescimento no IDEPE (Índice de Desenvolvimento da Educação em Pernambuco) 2018 da ordem de 20,5% em relação a 2016 nos anos iniciais e 29% nos anos finais. Em comparação com 2017 o crescimento foi da ordem de 17%. “Isso demonstra que estamos no caminho certo, que nossa metodologia, nosso planejamento e o investimento que o prefeito Arquimedes tem feito na Educação está dando resultados bastantes positivos”, afirmou.

No balanço, a Educação destaca ainda em 2019 a implantação do Programa Criança Alfabetiza em parceria com o Governo do Estado beneficiando 1.400 alunos dos 1º e 2º anos, com formação de professores e entrega de material. O programa entra em pleno funcionamento agora, em 2020.

Repetindo o cronograma e planejamento que vem desde 2017, a Secretaria também garantiu a merenda escolar em todas as escolas, com entrega mensal, sem nunca faltar, beneficiando os alunos com uma alimentação saudável durante todo o ano. Aliado a isso, a secretária ainda destaca que esses mesmos alunos contam com transporte escolar diário, com 78 ônibus circulando. “Temos ainda um ou outro ponto crítico, mas estamos sempre atentas para atender plenamente nossas crianças com o transporte”, ressaltou Marilan.

Ainda no atendimento ao alunado, a Secretaria de Educação destaca a entrega do fardamento para os 10 mil alunos da rede municipal de ensino, beneficiando desde as pequenas escolas até as maiores, garantindo uma identificação para o alunado e economia para os pais.

Mas não foram somente os alunos do ensino fundamental que foram beneficiados pela Educação em 2019. Alunos Universitários ganharam um ponto de apoio com internet e lanche para esperar o ônibus com mais conforto. Duas novas rotas foram abertas para atender esses jovens: uma no Sítio Mundo Novo que trazem os alunos para a cidade e outra no Povoado do Amaro que embarca os jovens universitários no ônibus que sai de Guanumby para a faculdade.

No balanço do ano, Marilan Belisário destaca também a construção de 03 quadras poliesportivas, sendo uma no distrito de Guanumby e outra no Catimbau, sendo que a primeira já foi finalizada e será inaugurada no início de 2020, antes do início do ano letivo. Além delas, já foi confirmada pela Secretária de Finanças, Telma Valença, que o Carneiro também vai ganhar uma quadra no mesmo modelo de Guanumby.

Para fechar o balanço, a secretária destacou as obras de conclusão da Creche do bairro Frei Damião, que vai atender a 500 crianças de 2 a 5 anos de idade e será entregue pela prefeitura de Buíque agora em 2020. As obras foram abandonadas pelo governo anterior, mas depois de muita luta foi possível retomar o trabalho e garantir esse importante equipamento social para uma das maiores comunidades da cidade de Buíque.

“Tivemos muitas outras ações, atividades, capacitação, as caravanas da Educação para ouvir a comunidade escolar, que fizeram de 2019 um ano positivo e nos prepara para chegarmos em 2020 mais fortalecidos, experientes e prontas para darmos um salto ainda maior na Educação de Buíque. Essa é a determinação do prefeito Arquimedes, essa é a meta de toda nossa equipe”, concluiu Maliran Belisário reafirmando que no próximo ano a Secretaria de Educação virá com força total para a implantação dos projetos conquistados em 2019 e entregar as obras que vão beneficiar alunos e as comunidades escolares. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário