sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Cultura de Luto: Francisco Brennand, ceramista e artista plástico, morre aos 92 anos no Recife

Artista estava internado no Real Hospital Português devido a uma infecção respiratória. Ele foi responsável pelos monumentos do Parque das Esculturas.

Francisco Brennand na Oficina Cerâmica localizada no Recife, em novembro de 2016 — Foto: Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo


O artista plástico e ceramista Francisco Brennand morreu, nesta quinta-feira (19), aos 92 anos, no Recife, após complicações de uma infecção respiratória. Ele estava internado há dez dias no Real Hospital Português, na região central da capital pernambucana.
Conhecido por gigantescas esculturas, Brennand foi o responsável pelos monumentos de um dos principais pontos turísticos do Recife: o Parque das Esculturas. A principal obra no complexo é a Torre de Cristal, com 32 metros de altura e confeccionada em argila e bronze. Ela pode ser vista do Marco Zero.
O velório começou às 18h na Capela Imaculada Conceição, na Oficina Cerâmica Francisco Brennand, no bairro da Várzea, na Zona Oeste da capital, onde uma missa de corpo presente foi marcada para as 20h.
De acordo com informações repassadas pela família, Brennand será cremado às 11h de sexta-feira (20), no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife, em cerimônia fechada para os familiares.

Repercussão

O governador Paulo Câmara (PSB) e o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), decretaram luto oficial de três dias pelo falecimento.
Em nota, o governador exaltou o legado do artista. "Francisco Brennand foi um artista notável, um homem à frente do seu tempo, como mostra o reconhecimento que obteve, ao longo da sua trajetória, no Brasil e no exterior. Ele pertence a uma geração de artistas que elevaram Pernambuco ao topo", disse.

Também em nota, o prefeito lamentou a morte. “O Recife perde um de seus mais talentosos artistas, reconhecido em todo o mundo pela qualidade de seu trabalho. Sua obra, espalhada por toda a cidade em esculturas e painéis, no Parque das Esculturas, no Recife Antigo, e na sua Oficina, no bairro da Várzea, fazem parte do patrimônio cultural e afetivo de toda a cidade. Uma perda irreparável, só reconfortada pela certeza que Brennand permanecerá entre nós nas boas memórias e pela sua obra", afirmou.

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Adalberto de Oliveira Melo, disse que Francisco Brennand é responsável por obras que decoram alguns dos prédios do tribunal e chamou o artista de "um homem eterno, artista singular, reconhecido nacional e internacionalmente".
Ele disse que, para janeiro, o Centro de Estudos Judiciários tem previsto o lançamento de um livro sobre as peças de arte expostas no TJPE, com Francisco Brennand como um dos homenageados. Por fim, o desembargador afirmou que "fica a gratidão pela honra de termos sido contemporâneos de tão importante personalidade, com desejo de conforto a familiares, amigos e admiradores desse ser imortalizado pelas atitudes e pelas obras".

Fonte: Por G1 PE e TV Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário