domingo, 3 de novembro de 2019

SEGUNDO A FIRJAN ITAÍBA TEM A MELHOR GESTÃO FISCAL NA REGIÃO E A 14ª DO ESTADO


Itaíba está em primeiro lugar no ranking das cidades pernambucanas do Agreste Meridional com melhor administração em 2018, conforme o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) — medido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e que avalia as contas de 5.337 municípios de todo o país, que concentram 97,8% da população brasileira.

No estado, o município saiu da 140ª colocação para a 14º, avançando 126 colocações entre 2017 e 2018. Segundo o secretário de Finanças, Wherbson Alves, essa colocação é resultado de dois anos de muito trabalho, seriedade e respeito aos recursos públicos. Itaíba ficou à frente de cidades como Garanhuns, Arcoverde, Vitória de Santo Antão, Serra Talhada e Petrolina, entre outras.

“Em 2017 fomos afetados diretamente pela má gestão fiscal que herdamos do governo passado, deixando o município com mais de R$ 5 milhões de dívidas, folha de pessoal atrasada e a máquina pública inchada com a nomeação dos concursados no apagar das luzes. Foi um ano difícil, mas 2018 comprovou que estamos no caminho certo, corrigimos rumos e avançamos extraordinariamente”, disse o Secretário de Finanças Wherbson Alves.

O estudo demonstrou que o município de Itaíba teve um índice de excelência nos quesitos de gastos com pessoal (1.000) e de liquidez (0.8304), mas precisa melhorar a questão de investimentos e de autonomia. Para a prefeita Regina Cunha, o município está no caminho certo e deve melhorar ainda mais seu índice no próximo ano.
“Temos certeza de que os números de 2019 serão ainda melhores, pois somente este ano temos investimentos de mais de R$ 20 milhões em obras de saúde, educação, infraestrutura, saneamento que repercutirão enormemente no índice de investimento.
O resultado da Firjan demonstra que estamos no caminho certo e só nos incentiva a seguir em frente”, afirmou a prefeita Regina Cunha.

O IFGF é construído com base em dados fiscais oficiais, declarados pelas próprias prefeituras, o índice é composto por quatro indicadores: IFGF Autonomia, IFGF Gastos com Pessoal, IFGF Liquidez e IFGF Investimentos. A metodologia do IFGF considera os quatro indicadores citados, em que a pontuação adotada varia de 0 a 1 ponto: quanto mais próximo de 1, melhor a situação fiscal do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário