sábado, 23 de novembro de 2019

EXCLUSIVO: Comunidade Quilombolas Mundo Novo celebra Dia da Consciência Negra com I Encontro de Resgate Cultural


A Comunidade dos Quilombolas do Mundo Novo em Buíque, Agreste de Pernambuco, vive uma nova era, comemorou o Sai da Consciência Negra realizando o seu i Encontro Resgate Cultural na Comunidade. O encontro aconteceu durante os dias de 19 à 21 de novembro, teve o apoio da prefeitura Municipal de Buíque, através da Secretaria Da Mulher.

O objetivo foi de promover o resgate da cultura local, valorizando a identidade e autonomia da comunidade quilombolas. Teve oficinas, palestras, exposição de sabores e saberes, e apresentações culturais, como samba de coco e capoeira.

O Grupo de Samba de Coco resgate da Alegria, é composto por 25 integrantes, entre homens, mulheres, adolescentes e crianças, dançam o coco e recitam os tradicionais benditos, uma marca da cultura negra e quilombola.

A abertura de toda a programação aconteceu na própria Comunidade Quilombolas do Mundo Novo na terça-feira (19), as 09h00 da manhã, com realização de oficinas de Turbantes, colares, fotográfica “ O tempo e a imagem no contexto histórico do povo Quilombolas”.
A exposição de saberes e sabores com turbantes, colares, apresentação do xerém com galinha, café com ervas, guandu e girassol, palestras “educador para igualdade racial” com Josebias Santos e Idailta Alves, da Secretaria de Educação do Estado, foram destaques para os visitantes e para a própria população do Quilombolas Mundo Novo.

O Prefeito Arquimedes Valença ficou encantado com o tamanho do carinho que foi recebido pela a comunidade, a comunidade fez questão de ressaltar que o único executivo de que lembrou da comunidade e de fazer algo por eles, foi o Prefeito a Arquimedes, a emoção foi tanta que algumas das integrantes do coco chorou em saber que agora tem um político sério que os enxergou.

O vereador Andre de Toinho, Claudio Arquimedes Neto e Soso estiveram presentes prestigiando este grande evento, só um detalhe, Andre e Soso não conheciam a comunidade.

Confira a nossa cobertura fotográfica aqui!


Um comentário: