sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Prefeitura de Buíque e SESC realizarão o I Encontro de Juventudes do município


A partir desta segunda-feira (12/08) será promovido um encontro de JUVENTUDES reunindo diversos grupos de jovens em Buíque. Toda a programação é gratuita.
O I Encontro de Juventudes em Buíque vem celebrar também o Dia Nacional da Juventude que foi oficialmente instituído como 12 de agosto decretado com a Lei nº 10.515, de 11 de julho de 2002. A partir da segunda feira (12/8) e na terça (13/8), serão oferecidos palestras, painéis temáticos, apresentações artísticas, apresentação e posse do Conselho Municipal de Juventude mediado pela Secretaria Municipal de Juventude.
A Constituição Federal em seu artigo 227 declara que: “É dever da família”, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, legislação resultante desta luta, avança profundamente a compreensão sobre jovens, como sujeitos de direitos, e estabelece os direitos singulares da juventude, compreendida como a faixa etária que vai dos 15 aos 29 anos de idade; tornou-se uma ampla referência para a sociedade, desencadeando uma série de ações, programas e políticas para estes segmentos, principalmente para aqueles considerados em risco pelo não atendimento aos direitos estabelecidos.
A LEI N° 12.852/ 2013 em seu Artigo 1º institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude – SINAJUVE.
Contribuir para estabelecer na região espaços de escuta, debates e de participação cidadã priorizando a juventude como ator central nesse processo em torno do tema Políticas Públicas para juventudes é o objetivo desse encontro. A realização desse Encontro vem atender a uma necessidade de se estabelecer espaços de intersecção entre os Grupos de jovens atuantes em Buíque. A capacidade da juventude de construir uma identidade de si enquanto sujeito social expressando assim seu Protagonismo Juvenil passa desde as expressões culturais, à intervenção na realidade para transformá-la, pela elaboração de políticas públicas juvenis e do reconhecimento dos modos de ser jovem na sociedade;

Espera-se com essa ação oferecer um espaço de escuta as JUVENTUDES, além de aproximá-los dos equipamentos públicos (e privados) disponíveis e das Políticas Públicas existentes para esse público. Também é uma expectativa do evento mapear os grupos sociais de adesão voluntária existentes no município e que, evidentemente, são atores sociais importantes para atuarem como multiplicadores e protagonizar ações com os demais jovens a nível regional.
Nesta perspectiva, este encontro vem consolidar um conjunto de ações sistemáticas em âmbito local, além de ser um espaço para troca de experiências e para proporcionar momentos de vivências de fraternidade. Em sintonia com a Secretaria Municipal de Juventude a realização do evento faz parte de um processo educativo que vem sendo desenvolvido também no SESC através do grupo SESC JOVEM em torno da questão das Políticas Públicas para as Juventudes.
Fonte: Cláudia Hofmann/SESC Buíque

Nenhum comentário:

Postar um comentário