sexta-feira, 30 de agosto de 2019

BUÍQUE: Conferência da Mulher destaca conquistas e planos para o futuro


Uma das poucas cidades da região a ter uma Secretaria da Mulher, Buíque debateu durante o dia de hoje a temática da Mulher e a Democracia durante a sua 3ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres que aconteceu na biblioteca Graciliano Ramos. Para a secretária da Mulher, Santina Tereza, um importante momento para reforçar a luta pelos direitos iguais e a participação nos destinos das cidades.

“Tivemos um grande desafio de fazer funcionar uma secretaria que até então não existia, mas graças ao apoio imprescindível do prefeito Arquimedes, que nos confiou essa missão, hoje colecionamos vitórias graças ao trabalho e as parcerias que desenvolvemos e conseguimos inserir a Secretaria da Mulher de Buíque em destaque no cenário estadual e nacional. Nossos planos é avançar na direção de garantirmos que os direitos das mulheres sejam cada vez mais respeitados e garantidos”, disse Santina.

Estavam presentes ao encontro os vereadores Elson Francisco, Peba do Carneiro e Creusa Couto; as secretárias Janice Rodrigues (Saúde), Teófila Valença (Assistência Social), Graça Lopes (Administração); Clarissa, representante do Ministério Público, entre outros.
O vereador Elson parabenizou 
o prefeito pelo espaço dado a mulher em seu governo; “Temos um prefeito que valoriza sempre a mulher, sempre presente as atividades e deu oportunidade em seu governo de colocar, a grande maioria que administra as secretarias, serem mulheres”. Dos 13 secretários existentes em Buíque, mais da metade, sete deles, são mulheres.

Discursaram ainda a Secretária de Saúde, Jacine Rodrigues, que destacou a parceria entre as secretarias; a representante indígena, Roseane dos Kapinawa, que falou do olhar especial da secretaria para os povos indígenas afirmando que “tudo isso é governo. Se ela não tivesse um bom governo, jamais ela ia fazer isso”. Ivete Venâncio, Coordenadora Regional do sertão do Moxotó da Secretaria estadual da Mulher afirmou que o prefeito Arquimedes Valença é o maior exemplo de prefeito para o Governo do Estado.

A Secretária de Assistência Social, Teófila Valença, disse que o prefeito igualou homens e mulheres em seu governo, dando condições iguais para trabalhar em prol de quem mais precisa. Ela também lembrou que o governo herdou uma terra arrasada, com secretarias sucateadas, de pernas pro ar; uma cidade cheia de buracos herdados do governo passado que acabou com Buíque.

”Recebi a secretaria que parecia um furacão. Eu teria vergonha de entregar da forma que recebi. Hoje, as escolas funcionam com professor, merenda, transporte. A saúde tem médico, remédios, os postinhos funcionam. Os programas da assistência funcionam, que estavam tudo paralisados, como o de convivência praticamente fechado, Pernambuco no Batente e CCA que acabaram e colocamos pra funcionar. Uma gestão que funciona e dá orgulho. Temos um prefeito que gosta de fazer parte da vida das pessoas, um homem apaixonado por gente”, afirmou Teófila.

Para o prefeito Arquimedes Valença, era um orgulho estar presente, de ter criado a Secretaria da Mulher, mesmo sem recursos, e que as críticas são de uns poucos que se incomodam com o que vem sendo feito. “Pegamos a cidade tomada de lixo, ruas escuras, escolas sem merendas, sem transporte escolar, casa de saúde fechada, postos sem medicamentos, exames, estradas acabadas. Nosso compromisso maior é olhar pra pessoas, é cuidar de gente, que nossos secretários possam ter esse compromisso de cuidar das famílias”, afirmou.

A Conferência foi encerrada com a apresentação das propostas definidas durantes os debates nos grupos a partir dos eixos temáticos na plenária final e a escolha dos delegados para a Conferência Estadual.

CONFIRA NOSSA COBERTURA FOTOGRÁFICA AQUI!

ASCOM PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário