sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Itaíba recebe unidade móvel para atendimentos odontológicos gratuitos

O projeto OdontoSesc chega na cidade na próxima terça-feira (18/9) e ficará instalado na Praça Coronel Francisco Martins até o final do ano



A saúde começa pela boca. E tem algo melhor do que cuidar da higiene bucal de graça? Atendimentos odontológicos e orientações educativas serão oferecidos gratuitamente aos moradores da cidade de Itaíba. O município recebe este mês a unidade móvel do projeto OdontoSesc. O atendimento a população será iniciado na próxima terça-feira (18/9) na Praça Coronel Francisco Martins s/n, no Centro, onde a unidade ficará instalada até o mês de dezembro. Por dia, 220 pessoas serão beneficiadas com as consultas.

Entre os procedimentos que poderão ser realizados estão restauração, remoção de tártaros, polimento, pequenas cirurgias orais e aplicação de flúor. A marcação de consulta é realizada pela Secretaria de Saúde municipal. O atendimento na unidade móvel acontecerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Além disso, haverá ações de conscientização sobre a importância da saúde bucal. Serão movimentadas atividades educativas nas escolas e creches, capacitações com professores e agentes de saúde, além de palestra sobre doenças como a da gengiva e o câncer bucal.

A unidade móvel é formada por quatro consultórios, sala de raio-X, central de esterilização e escovódromo. “O nosso trabalho com a população tem com eixo central a disseminação de informações sobre a importância da saúde e dicas de como manter a higiene bucal, evitando o surgimento de doenças”, explica o gestor da sessão Odontológica do Sesc Pernambuco, Wladmir Lucena. A equipe de profissionais do projeto é composta por quatro dentistas, seis auxiliares em saúde bucal e um apoio de manutenção. Além da cidade Itaíba, outra unidade móvel está instalada no município de Floresta.

Projeto -  O OdontoSesc funciona em Pernambuco desde 2001. Atende a população dos grandes centros urbanos e de cidades do interior, em parceria com as Prefeituras. O objetivo do projeto é contribuir para a redução dos índices da doença cárie, promovendo saúde bucal, inclusão social, resgate da cidadania, elevação da autoestima e qualidade de vida da população. As unidades já percorreram o Estado do litoral ao sertão, sendo desenvolvido em mais de 60 cidades.

Sesc - O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Serviço:
OdontoSesc Itaíba
Data: 18 de setembro
Local: na Praça Coronel Francisco Martins s/n, no Centro
Agendamento: Secretaria de Saúde do Município

Nenhum comentário:

Postar um comentário