quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Fernando Monteiro pode falar com propriedade sobre as soluções para os efeitos da seca

O tema recursos hídricos e, consequentemente, a necessidade de melhorias para o acesso à água potável nas cidades que vivem de perto os efeitos da seca, é assunto constante nos debates dos candidatos em campanha. Sobre a questão, Fernando Monteiro tem propriedade para falar. O candidato a deputado federal pelo Partido Progressista participou ativamente da implantação do Sistema Adutor de Água de Canhotinho, no Agreste. A obra autorizada pelo governador Paulo Câmara contemplou a implantação de uma estação elevatória para captação de água na barragem Pau Ferro e transporte para abastecimento da cidade de Canhotinho, beneficiando 12 mil pessoas.
A conclusão de etapas da Adutora do Agreste também contou com a articulação de Fernando Monteiro e seu bom trânsito em Brasília. Entre os esforços, o deputado esteve no Ministério da Integração Nacional, na Capital Federal, ao lado do presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, para a liberação de recursos. No último encontro, em abril, o ministro Antônio de Pádua garantiu a liberação de R$ 30 milhões.
Com apoio financeiro da União, as obras da Adutora do Agreste estão orçadas em R$ 1,3 bilhão. O projeto prevê três interligações à bacia que, juntas, ajudarão a fornecer água a 15 municípios. Além disso, a Adutora captará água no reservatório Ipojuca, já existente no município pernambucano de Arcoverde, para atender a mais oito cidades. Ao todo, a obra vai levar água a 23 municípios.
As ações de Fernando Monteiro como parlamentar direcionadas para melhorias da qualidade de vida dos sertanejos e população do Agreste chegaram também a cidades como Santa Maria da Boa Vista, com a aquisição de equipamentos de perfuração de poços artesianos e articulação de convênio para levar água tratada para famílias da zona rural.
Em Cabrobó,  Fernando Monteiro promoveu cooperação para a melhoria do esgotamento sanitário do município. Os pesqueirenses também tiveram mais acesso à água potável com a conquista de recursos para a instalação de poços artesianos. Como deputado federal, as emendas de Fernando Monteiro possibilitaram também a construção de aguadas em cidades como Araripina, Dormentes, Lagoa Grande, Ouricuri, Petrolina e Santa Cruz.
“O acesso à água, um bem tão necessário para a garantia da vida e da viabilidade econômica dos pernambucanos, sempre foi uma prioridade nas minhas ações. O pernambucano precisa que pessoas comprometidas com a melhoria de sua realidade executem projetos, que os tirem do papel, e é isso que eu tenho feito”, destaca o candidato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário