segunda-feira, 12 de março de 2018

Obra de Lasar Segall é destaque em exposição no Sesc Ler Belo Jardim

A mostra é apresentada em duas fases e traz as influências do artista para a cultura brasileira. A entrada é gratuita.


A partir desta sexta-feira (16), será realizada no Sesc Ler Belo Jardim a exposição “A Gravura de Lasar Segall: Poesia da Linha e do Corte”, na galeria de artes da unidade. O projeto traz representações da vida e das obras do artista. A mostra integra o projeto ArteSesc, que busca democratizar o acesso aos bens culturais e propaga obras de artistas que ajudaram a construir a cultura artística do Brasil. A entrada é gratuita, e podem participar pessoas de todas as idades. A exposição segue até 12 de maio, com visitação disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h e das 14h às 18h.

Cada obra de arte carrega consigo o contexto cultural da época em que o artista que a compôs viveu. Lasar é famoso, principalmente, por suas pinturas, influenciadas pelos movimentos impressionista e expressionista. Porém, há outro lado mostrado nas obras do artista que é pouco conhecido: a xilogravura e a gravura em metal. Esta perspectiva é abordada pelo projeto e resgata as obras do pintor, de um modo que são mostradas suas influências na cultura brasileira.

A exposição é apresentada em duas fases. A primeira retrata o período quando Segall morava em Berlim, na Alemanha, onde se deu sua formação artística. Nesta fase, o visitante pode perceber um lado mais profundo, onde o artista apresenta influências do contexto pós-guerra. Já na segunda, há um olhar mais suave nos traços. É marcada pela chegada do pintor ao Brasil e tudo o que ele observou durante sua vinda.

Lasar Segall - é um artista que desenvolveu interesse pelo desenho desde a infância. Ele nasceu em 1889, em uma comunidade judaica na Lituânia. O pintor, escultor e gravurista ganhou destaque quando veio ao Brasil em 1912 e entrou em contato com o Modernismo. No país, mostrou seus trabalhos em exposições em São Paulo e Campinas. Teve destaque na arte moderna e foi considerado um representante das vanguardas europeias. Morreu em 1957, vítima de uma doença cardiovascular. Após dez anos, sua casa na Vila Mariana, em São Paulo, foi transformada no Museu Lasar Segall.

Cultura -Com o compromisso de difundir a arte pelo país, o ArteSesc leva ao público exposições, cursos, palestras, oficinas e debates sobre os mais diversos artistas brasileiros. Presente em 80 cidades brasileiras, o ArteSesc é renovado a cada ano, quando ganha dois novos artistas para a coleção. Todas as exposições são acompanhadas por materiais educativos, com conteúdo didático e abordagens diferenciadas para o público escolar. O ArteSesc elabora ainda catálogos com informações complementares sobre as obras e os artistas. Desde a criação do ArteSesc em 1981, mais de 30 mostras de artes visuais diferentes já passaram por quase todos os estados brasileiros. Milhares de espectadores já tiveram a oportunidade de trocar conhecimentos e experiências sobre a produção artística brasileira. Atualmente, o ArteSesc busca promover produções modernas e contemporâneas, relacionadas com materiais multimídia e de experimentação.

Sesc - O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Serviço: A Gravura de Lasar Segall: Poesia da Linha e do Corte
Data: 16 de março a 12 de maio
Local: Galeria de Artes do Sesc Ler Belo Jardim – Rua Pedro Leite Cavalcante, s/n, Cohab II
Horário: das 9h às 13h e das 14h às 18h
Entrada: gratuita
Informações: (81) 3726-1576

Nenhum comentário:

Postar um comentário