segunda-feira, 5 de março de 2018

Arte da Palavra chega ao Sesc Ler Buíque nesta quinta-feira (08/03)

Escritores Ananda Sampaio e Otávio César Júnior participam do evento que busca incentivar a leitura e a criação literária


O projeto “Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras” chega ao Sesc Ler Buíque nesta quinta-feira (08/03) e apresenta a escritora piauiense Ananda Sampaio e carioca Otávio César Júnior. Ambos são os convidados do Circuito de Autores, primeira etapa do projeto desenvolvido pelo Departamento Nacional do Sesc, que visita diversas cidades brasileiras, promovendo debates e oficinas de literatura, com o intuito de incentivar a prática da escrita literária. As atividades vão acontecer na sede do Sesc Ler, que fica na Rua Projetada, S/N, no bairro Frei Damião, em dois horários: às 15h e às 19h30. A entrada é gratuita.

Os escritores vão apresentar seus trabalhos e promover uma grande roda de conversas com os participantes que poderão interagir com questionamentos sobre o processo da escrita literária. Durante a dinâmica, as produções são tratadas como objetos de trabalho intelectual. “Esta é uma oportunidade que o projeto Arte da Palavra dá aos jovens escritores de ter um contato mais próximo com todos os que se interessam pelo tema”, afirma Gilvaneide Marques, professora de Artes do Sesc Ler Buíque.

Os escritores convidados – o carioca Otávio César Filho é ator, performance-literário, contador de histórias e produtor executivo teatral. É coordenador executivo do “Projeto Ler é 10 / Leia Favela” que desenvolve programas e atividades de promoção de leitura. Ele escreve contos, roteiros de histórias em quadrinhos e poesias infanto-juvenis. Ananda Sampaio é de Teresina (PI), formada em Letras pela Universidade Estadual do Piauí. Participou do livro “Baião de Todos”, que reuniu piauienses de várias gerações. A sua primeira obra, um livro de crônicas chamado “O Vestido”, foi lançada em 2017. Ananda é integrante do projeto @coletivoleituras que divulga livros e incentiva a leitura nas redes sociais.

Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras – o projeto foi lançado em março de 2017 para atuar em toda a cadeia da literatura, incluindo a formação e a divulgação de novos autores e a valorização das novas formas de produção e fruição literária. Três tipos de circuito compõem o projeto: Autores, voltado para a valorização e divulgação de autores; Oralidade, com apresentações em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas; Criação Literária, com oficinas literárias de diferentes temáticas para o exercício da prática da escrita literária e formação de leitores com maior bagagem literária.

Sesc - O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Serviço: Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras no Sesc Ler Buíque
Data: 08 de março de 2018
Local: Área de Lazer da Unidade – Rua Projetada, S/N, Frei Damião
Horários: 15h e 19h30 
Entrada gratuita
Inscrições: Sesc Ler Buíque – Rua Projetada, S/N, Frei Damião
Informações: (81) 3855-2230

Nenhum comentário:

Postar um comentário