A Prefeitura de Arcoverde, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Eventos, realizou, nesta quarta-feira (26), no Alto do Cruzeiro Novo, a primeira edição do Fórum de Turismo de Arcoverde – Orgulhosamente Nossa, marco que inaugura um novo ciclo de planejamento, governança e consolidação das políticas públicas voltadas ao setor. No encontro, foram apresentadas as bases do Planejamento Turístico 2025–2029, o Inventário Turístico e o Calendário de Eventos 2026, estruturados para fortalecer o turismo cultural, religioso, ecológico e de grandes eventos, incluindo Carnaval, São João e Natal.
A escolha do Alto do Cruzeiro Novo, um dos mirantes mais representativos da cidade, reforçou o simbolismo da ocasião, destacando a vocação de Arcoverde para integrar paisagem, tradição e identidade. O fórum reuniu representantes do setor hoteleiro, bares e restaurantes, comércio, artesanato, guias de turismo, instituições acadêmicas, Sebrae, entidades culturais e a comunidade local, configurando o maior encontro de escuta e construção coletiva do turismo já realizado no município.
A secretária de Turismo, Esportes e Eventos, Nerianny Cavalcanti, destacou que o fórum representa a culminância de escutas técnicas e articulações com o trade. “Arcoverde inicia hoje uma nova etapa. Esse fórum nasce do diálogo com hotéis, restaurantes e empreendedores, consolidando um projeto de turismo sustentável e permanente. Lançamos o selo ‘Arcoverde, Orgulhosamente Nossa’, identidade construída com a comunidade e que marca nosso compromisso de valorizar raízes, cultura, território e potencialidades em todas as áreas”, afirmou. Ela também anunciou novas rotas ecológicas, o fortalecimento do turismo religioso, a ampliação das rotas culturais e a implantação das primeiras ações do Plano Municipal de Turismo, que incluem sinalização turística, formação profissional e criação de roteiros integrados.
Durante a abertura, o prefeito Zeca Cavalcanti ressaltou que o fortalecimento do turismo integra um conjunto de entregas estruturantes da gestão e reforça o papel do setor como vetor de desenvolvimento. “Este fórum é parte de um planejamento que organiza o calendário de eventos, amplia a visibilidade da cidade e insere Arcoverde com mais força no circuito turístico de Pernambuco e do Brasil. Turismo significa emprego, renda, economia ativa e valorização da autoestima da nossa população. Hoje damos um passo importante para consolidar Arcoverde como destino de referência”, afirmou.
Com o 1º Fórum de Turismo, Arcoverde inaugura uma etapa decisiva de fortalecimento das políticas públicas voltadas ao setor, conectando o calendário de eventos, o resgate de tradições e o desenvolvimento de rotas religiosas, culturais e ecológicas. A iniciativa consolida o turismo como atividade estratégica para geração de emprego, atração de visitantes e valorização da identidade local, reafirmando o compromisso do município com um modelo sustentável, participativo e integrado ao futuro da cidade.

Nenhum comentário:
Postar um comentário