Prefeitura de Arcoverde

Prefeitura de Arcoverde

quinta-feira, 31 de julho de 2025

Festival Pernambuco Meu País aporta em Buíque com arrastão cultural

 Com cortejo pelas ruas, evento realizado pelo Governo do Estado de Pernambuco chegou em Buíque nesta quinta (31) envolvendo moradores e artistas

Foto/Sanproduçõeseeventos



Foi com a magia circense e a força dos ritmos da cultura pernambucana que a Trupe Pernambuco Meu País convocou a cidade de Buíque para dar início ao festival na tarde desta quinta-feira (31). O arrastão cultural capitaneado pela Orí Cia. de Dança junto à Trupe Vivarte Pernaltas da Trupe (ASSARTIC), Charlene dos Santos e Guilherme Milleron realizaram um verdadeiro arrastão cultural pelas ruas do centro desta que é a segunda parada da edição 2025 do Festival Pernambuco Meu País (PEMP). O Som na Rural, de Roger de Renor, foi quem guiou a trupe por Buíque. 

Foto/Sanproduçõeseeventos



“Hoje a gente iniciou com a trupe do Festival, invadindo e encantando todas as ruas com o convite para que todo mundo possa entender e sentir o que vão ser esses dias na cidade. Buíque vai estar repleta de música, de cultura, de teatro, de circo, de dança, de formação, de literatura, de gastronomia. É muita coisa bacana, pensada para todos os públicos, de shows a atividades voltadas para as crianças”, pontua a Diretora de Ações Culturais da Fundarpe, Carla Pereira.

Foto/Sanproduçõeseeventos


Foto/Sanproduçõeseeventos



Dentre os moradores que acompanharam o cortejo estava Lizziany e sua filha Melissa, de 10 meses. Quando o PEMP aportou em Buíque ano passado, ela estava grávida e não pôde comparecer aos shows. Desta vez, aguarda ansiosa pela programação que se inicia amanhã (1º) e pretende curtir com a pequena Melissa. “Quero muito mostrar a ela tudo da nossa cultura. É muito bom pra nossa cidade receber esse evento. Aumenta a infraestrutura local, cresce o comércio, traz oportunidades 


Palco Pernambuco Meu País e outros pólos - Entre os destaques da programação musical, o palco Pernambuco Meu País, instalado no Pátio de Eventos, será aberto na sexta-feira (1º) com o espetáculo de música de dança "Pernambuco Meu País", que ecoa os legados dos homenageados desta edição, Manoel Eudócio, Severina do Coco e Mestre Salustiano. Em seguida, acontecem os shows de Antúlio Madureira, Banda de Pau e Corda, Mano Walter e Roberta Miranda. No sábado (2), o palco recebe nomes como Silva e Luedji Luna, além de Rogéria Dera, Sofia Freire e o Bloco Carnavalesco Misto Flor da Lira de Olinda. Já no domingo (3), sobem ao palco Barbarize, Jéssica Caitano, Hungria e Xamã, além da participação do Samba de Coco Raízes de Arcoverde, patrimônio vivo de Pernambuco.

Fotos: Luiz Felipe Bessa/Secult-PE/Fundarpe



Entre outros polos de destaque, estão o País do Cinema, com oficinas, intervenções e mostras no ETE Jornalista Cyl Galindo; o País das Brincadeiras, voltado ao público infantil; o País das Culturas Populares, com expressões como coco, afoxé, pastoril e maracatu; o País da Música Instrumental, com apresentações na Paróquia São Félix de Cantalice; e o Pernambuco Meu País Descentralizado, que levará atividades ao Vale do Catimbau, com oficinas de gastronomia, apresentações musicais e vivências com a Cooperativa de Mulheres do Catimbau.

Foto/Sanproduçõeseeventos


As ações formativas continuam com oficinas e rodas de conversa do Forma PE e do Fórum Cadeia Produtiva da Cultura, que em Buíque terá como tema a gastronomia e contará com a participação de representantes Kapinawá e da Secretaria Executiva de Sustentabilidade.


O festival também promove serviços e atendimentos à população através do Rede PE, com ações do Funcultura, Detran, Secretaria da Mulher, AGE, SEDEPE e Secretaria de Desenvolvimento Agrário. A ideia é aproximar o público das políticas públicas estaduais, oferecendo orientação sobre crédito, capacitação profissional, cidadania e acesso a editais de cultura.


Cobertura completa:

Foto/Sanproduçõeseeventos


Nenhum comentário:

Postar um comentário