Na próxima quinta-feira (28), o prefeito de Buíque, Arquimedes Valença (MDB), inaugura a sede própria da Secretaria da Mulher do município. Um marco histórico, pois foi na sua gestão, em 2017, que a pasta foi criada, sendo a primeira da região voltada exclusivamente à defesa das mulheres. A solenidade de inauguração acontece a partir das 10h. A nova sede fica ao lado da Biblioteca Municipal Graciliano Ramos, na Praça Nanô Camelo.
“Sempre tivemos um olhar especial para a questão das mulheres e isso nos levou a criar a secretaria no primeiro ano de nossa quarta gestão. Com esse novo prédio da Secretaria, elas vão ter um espaço pensado com carinho para fortalecer as políticas públicas voltadas às mulheres do nosso município. É uma conquista que reforça nosso compromisso com o acolhimento, empoderamento e igualdade. Com certeza uma marca importante que vamos deixar para a história de Buíque”, afirmou Arquimedes.
A prefeitura investiu mais de R$ 104 mil na reforma do prédio da antiga Delegacia Municipal para abrigar a Secretaria da Mulher, criada em 27 de abril de 2017, através da Lei nº 366/2017. Comandada por Santina Oliveira, que destacou a luta para construir uma política municipal de defesa da mulher, a Secretaria vai ficar ainda mais fortalecida com a nova sede.
“Desde o início tivemos todo o apoio do prefeito para construir o que podemos chamar de uma Secretaria da Mulher mais bem estruturada do interior do Estado. Temos hoje vários órgãos, instrumentos e uma estrutura pronta para atender e defender a mulher buiquense. Com a nova sede, as mulheres de Buíque vão poder contar com um equipamento completo para atuar em sua defesa, um trabalho que fica ainda mais fortalecido”, afirmou Santina.
Além da própria Secretaria, o atual prefeito foi responsável de montar uma estrutura de proteção à mulher que segue os passos do Estado. No mesmo ano de 2017 criou a Rede de Mulheres Empreendedoras de Buíque. Um ano depois, em outubro de 2018, cria o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Buíque. No ano seguinte, em janeiro de 2019 é criada a Câmara Técnica de Enfrentamento da Violência de Gênero Contra a Mulher de Buíque. Em fevereiro de 2020, é a vez da criação do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência.
Já o ano de 2021 foi reservado para a criação da Patrulha Municipal Maria da Penha, com veículos, guardas municipais treinados e equipamentos de proteção; e do Escritório de Defesa da Mulher – EDM, implantado em parceria com alunos da Universidade de Pernambuco que dão apoio jurídico.
ASCOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário