terça-feira, 12 de março de 2024

Uso de suplementos é realmente necessário para pacientes com câncer?

Nutricionista Claudine Julia – do NOA (Núcleo de Oncologia do Agreste) – aborda desafios na nutrição oncológica e os suplementos como complemento e aliado no tratamento

Foto: Divulgação/ NOA

A nutrição é crucial no tratamento do câncer pois a doença pode levar a diferentes condições nos pacientes, como desnutrição ou ganho de peso. Por isso a nutricionista Claudine Julia – do NOA (Núcleo de Oncologia do Agreste), em Caruaru, Pernambuco – destaca que o acompanhamento nutricional é essencial para enfrentar os efeitos do tratamento e o uso dos suplementos alimentares é uma opção para atender às necessidades nutricionais. 
 
A nutricionista explica que os suplementos alimentares fazem parte da complementação da dieta dos pacientes, mas faz uma ressalva. “Eles devem ser orientados apenas por nutricionistas e médicos pois cada paciente tem sua particularidade, que deve ser considerada, a exemplo do peso, fase do tratamento, intolerância ou alergia alimentar, entre outros pontos”.
 
Assim, sempre que existir qualquer dúvida sobre suplementos é crucial que o paciente questione o nutricionista ou médico responsável, como adverte a profissional. “Cada paciente é único e as recomendações nutricionais precisam ser adaptadas de acordo com as suas necessidades. Por isso a importância de consultar um nutricionista oncológico, controlar as porções dos alimentos ingeridos ao longo do dia, se hidratar de forma adequada, realizar exercícios de forma moderada, além de, e o mais importante, manter a comunicação com a equipe de Saúde que realiza o acompanhamento”. 
 
*NOA* – Com uma trajetória de 13 anos de atuação em Caruaru, o NOA conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos oncologistas, onco-hematologistas, mastologistas, cirurgiões oncológicos, cirurgiões torácicos, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogas, nutricionistas e odontólogas, além de um time de colaboradores que prezam pelo atendimento personalizado e humanizado a todos os pacientes e familiares desses. A clínica oferece consultas médicas, aplicação ambulatorial de quimioterápicos e medicamentos de suporte e acompanhamento médico durante internações hospitalares. Para o preparo e administração ambulatorial de quimioterápicos, o NOA conta com uma equipe de profissionais de farmácia e enfermagem, o que garante um alto nível técnico e segurança ao paciente. A equipe segue protocolos de tratamentos segundo diretrizes internacionais rígidas para possibilitar maior segurança ao paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário