terça-feira, 12 de março de 2024

Semana do Sono discute "Oportunidade de Sono a todos para Saúde Global"

Ortodontista Pedro Miranda, que faz parte da Comissão de Odontologia do Sono, do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE), fala sobre consequências de uma noite mal dormida

Foto: Pedro Miranda/ Arquivo Pessoal 



A Semana do Sono acontece no Brasil – de 11 a 17 de março – com o objetivo de levar à população informações qualificadas, novidades e as últimas pesquisas sobre o assunto. Este ano, o tema a ser discutido durante a programação é "Oportunidade de Sono a todos para Saúde Global", que é de extrema importância uma vez que o sono de má qualidade ou em número de horas inferior à necessária gera privações que afetam o desempenho intelectual, memória, controle do peso corporal, reduz a imunidade e aumenta o risco de doenças como diabetes, hipertensão arterial, obesidade e depressão. 
 
O sono de má qualidade pode trazer consequências negativas ao aprendizado, concentração, atenção, tomada de decisão, raciocínio lógico, imaginação e criatividade, como explica o ortodontista Pedro Miranda, integrante da Comissão de Odontologia do Sono, do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE). Ele acrescenta que "o fator pode afetar ainda o sistema imunológico, o sistema cardiológico, a sexualidade, a aparência e o humor". 
 
Por isso, é preciso ficar atento aos sinais e sintomas dos distúrbios do sono e buscar avaliação profissional para diagnóstico e tratamento em vários casos, como alerta o ortodontista. “Entre eles estão a dificuldade de iniciar ou permanecer dormindo, uma vez que isso resulta em prejuízo do funcionamento durante o dia, provocando sonolência diurna, fadiga ou baixa energia, irritabilidade e até depressão. Também pode acarretar problemas comportamentais, como impulsividade e agressividade e causar prejuízo no funcionamento ocupacional ou social, além de comportamentos anormais durante o sono, comer de maneira não controlada durante a noite, aumento da probabilidade de erros e acidentes, entre outros”. 

Entre os distúrbios mais frequentes na população estão o ronco, a apneia e a insônia, ainda segundo o profissional. “Outras anormalidades podem ser ocasionadas nas pessoas que não têm uma boa noite de sono, como sensações desconfortáveis nas pernas na hora de dormir; ranger os dentes; acordar com dor de cabeça ou dor nos maxilares ou regiões auriculares”.
 
A Semana do Sono conta com lives, webinars, palestras, ações educativas e públicas, além de atividades científicas. A programação virtual e presencial completa está disponível no https://semanadosono.com.br/index.php/programacao/ . Também é possível ter acesso às orientações e dicas de mais de 100 profissionais de todo o Brasil em vídeos disponíveis no Canal do Sono no YouTube: https://www.youtube.com/@canaldosono8247. A Semana do Sono é uma iniciativa da Associação Brasileira do Sono, Associação Brasileira de Medicina do Sono (ABMS) e da Associação Brasileira de Odontologia do Sono (ABROS). É possível saber mais sobre a Semana do Sono no https://semanadosono.com.br/.

Pedro Miranda – Formado, há 27 anos, em Odontologia, Pedro Miranda  é especialista em DTM (Disfunção Temporomandibular), Dor Orofacial e Ortodontia (aparelho fixo, aparelho estético – porcelana e alinhadores – Invisalign). É professor de Ortodontia, DTM e Dor Orofacial, com experiência em Odontologia do Sono (Ronco e Apneia) e Bruxismo. Faz parte da Comissão de Odontologia do Sono do Conselho Regional de Odontologia-PE (CRO-PE), junto com as profissionais Sandra Jordão, Ana Regina da Matta, Eleonora Burgos, Renata Grinfeld e Vânia Cristina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário