O deputado Isaltino Nascimento tem forte relação com o município de Buíque, a 281 km da capital pernambucana. Ele dedicou parte da sua agenda do fim de semana para encontrar lideranças locais e marcar território numa área, que vem atraindo a atenção de outros políticos.
Buíque recebeu o título de Capital Pernambucana da Arte Rupestre, por meio de uma resolução do deputado, aprovada na Assembleia Legislativa em março de 2021, em razão dos registros de pinturas rupestres e artefatos da ocupação pré-histórica datados de pelo menos 6 mil anos. São mais de 42 sítios arqueológicos catalogados no Vale do Catimbau.
Também em razão do potencial arqueológico do Vale do Catimbau, o município poderá receber o título de Patrimônio de Pernambuco. O deputado aprovou a Resolução Nº 1.690 de 20 de Agosto de 2020 e aguarda processo da Fundação de Patrimônio Artístico de Pernambuco (FUNDARPE).
Para facilitar o acesso de turistas na subida da ladeira para o Vale do Catimbau, o deputado aprovou uma emenda parlamentar para o pavimento em paralelo da estrada, mas a execução só poderá ocorrer após as eleições.
Uma das lideranças locais, o vereador Preto Kapinawá ressaltou outros feitos já realizados pelo deputado a exemplo da entrega, por meio de uma emenda, de um transporte para a comunidade indígena fazer tratamento de saúde fora de domicílio. “Isaltino é uma liderança política importante para nossa região, que sempre tem nos ajudado e não apenas na época da eleição”, afirmou o vereador.
A comunidade Kapinawá agradeceu e dançou para na recepção ao político. “Estamos aqui fortalecendo a luta do povo indígena. Esse é um lugar belíssimo, que merece toda proteção e investimento na melhoria da acessibilidade”, destacou Isaltino.
O município fica inserido na unidade geoambiental do Planalto da Borborema, formada por maciços e outeiros altos com altitudes que variam de 650 a 1000 metros.
“Buíque é um importante patrimônio do povo pernambucano, que precisa ser preservado e oferecer as condições para que o turismo possa ser um instrumento sustentável para o desenvolvimento local”, destacou o deputado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário