Intervenção vai assegurar a melhoria da mobilidade urbana no principal acesso do interior à capital, impactando quatro milhões de pessoas. Foto: Aluisio Moreira/SEI |
O governador Paulo Câmara apresentou, nesta
sexta-feira (29.10), no Palácio do Campo das Princesas, o projeto para a
triplicação da BR-232, no trecho que dá acesso à Região Metropolitana do
Recife, e lançou o edital para contratação das obras. A intervenção, que é um
pilar estratégico do PlanoRetomada, contempla 6,8 quilômetros de
extensão, indo da entrada da BR-101 (km 4,70) até a da BR-408 (km 11,50). A
ação vai melhorar a fluidez da via - principal acesso do interior à capital,
com investimento previsto de cerca de R$ 93 milhões, beneficiando quatro
milhões de pessoas. Após a ordem de serviço, as obras devem ser iniciadas com
conclusão prevista para um ano.
"O Recife é um polo médico e de serviços
fundamentais para a nossa economia. Então, garantir o ir e vir à nossa capital
é essencial e necessário para toda população. A entrada do Recife precisava de
intervenções que já vinham sendo estudadas. Ainda se buscavam soluções para que
fosse possível realizar esta obra", destacou Paulo Câmara.
Atualmente, 67 mil veículos circulam diariamente
por esse trecho, o que corresponde a um volume de tráfego próximo à capacidade
máxima da rodovia. O índice de fluidez está classificado com a letra E, em uma
escala que vai de A a F. Com a triplicação, este indicador deve elevar o nível
para B. Durante as obras, minimizando os impactos, o trecho será dividido em
etapas, começando pela pista crescente sentido Recife/Caruaru. O trabalho será
realizado de forma gradual e sem interrupções totais.
A iniciativa prevê, além da implantação da
terceira faixa, a requalificação do pavimento em placa de concreto na pista
principal e asfalto nas marginais, três passarelas, novo sistema de drenagem, a
implantação de dois retornos na altura do Jardim Botânico e a realocação e o
redimensionamento das paradas de ônibus existentes. Atualmente, cerca de 25 mil
passageiros de transporte urbano utilizam as linhas que circulam pelo trecho.
Também está contemplada a iluminação em LED, além de toda a sinalização
horizontal e vertical.
A secretária de Infraestrutura e Recursos
Hídricos, Fernandha Batista, explicou que o projeto vai garantir mais qualidade
e velocidade para quem transita ali, devido ao acréscimo de 33% na sessão
viária, permitindo a redução de uma hora para 25 minutos nos horários de pico.
"Isso representa uma melhoria de 58% na duração do trajeto. A rodovia é
rota obrigatória para o fluxo sazonal intenso durante os feriados e para o
escoamento contínuo da produção de grandes cidades. Além disso, sofre forte
impacto da ocupação urbana em seu entorno”, ressaltou.
O desenvolvimento do projeto é fruto de um
planejamento estratégico e integrado entre diversos órgãos estaduais e que
também contou com a participação da Prefeitura do Recife. "Essa é a ação
mais significativa na Região Metropolitana, que representa uma intervenção na
rodovia mais importante do Estado. É um trabalho que foi concebido a muitas
mãos e agora temos o pontapé inicial da execução dado", reconheceu o
prefeito do Recife, João Campos.
A ação contará ainda com um conceito moderno e
acessível, que harmoniza o convívio entre pedestres, usuários de bicicletas, de
ônibus, portadores de necessidades especiais, além facilitar a infraestrutura
logística para transporte de cargas e privados. A iniciativa também terá implantação
de uma ciclovia na lateral da faixa decrescente, além de calçadas em concreto e
todo o paisagismo da via. Nesse contexto, está em elaboração pela Prefeitura do
Recife também um projeto paisagístico com foco nas áreas das alças da rodovia,
para garantir a valorização desses locais e assegurar a integração com os
agricultores familiares da região.
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