sábado, 24 de outubro de 2020

Aluno da UFPE em Caruaru consegue maior nota do país no Exame Nacional de Desempenho do Estudante

 Graduado em engenharia civil, Kevin Lucena atingiu a nota de 91,6.

Kevin Lucena — Foto: TV Asa Branca/Divulgação



Kevin Lucena, recém-graduado em engenharia civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Caruaru, Agreste pernambucano, conseguiu a melhor nota no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

O exame avalia o rendimento de quem se formou em cursos de graduação. A nota de Kevin foi a maior do país, sendo 91,6. O jovem já está atuando no mercado trabalho, mesmo com pouco tempo de graduação.

''Nós, aqui em Caruaru, temos um grande potencial, basta ver o exemplo do Kevin, que era aluno egresso nosso e tirou a maior nota em nível nacional em engenharia civil. Isso mostra o potencial que Caruaru e Região têm, e que o Nordeste tem perante o Brasil e o mundo'', destacou o coordenador de graduação do centro acadêmico, Everaldo Fernandes, sobre a nota de Kevin.

O consultor empresarial Eugênio Sales ressaltou a importância da dedicação à graduação no mercado de trabalho. ''Quem estudar mais, ler mais, se preparar mais, vai ter sim um diferencial competitivo, porque a tendência daqui pros próximos anos é que a concorrência fique muito mais forte''.

Cortes nas federais

Segundo a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o Ministério da Educação (MEC) planeja cortar R$ 994,6 milhões do orçamento de universidades e institutos federais de ensino em 2021.

O valor representa uma redução de 17,5% das despesas "não obrigatórias" (discricionárias). Elas são direcionadas ao pagamento:

  • das contas de água, luz, e telefone;
  • de funcionários e de serviços terceirizados;
  • de obras;
  • e de programas de assistência estudantil.

Já as despesas obrigatórias, que não podem ser cortadas, são para o pagamento de salários e de aposentadorias de professores. Os valores ainda poderão ser alterados até a aprovação do orçamento final do governo, em dezembro, pela Câmara e pelo Senado.

 

Por G1 Caruaru

Nenhum comentário:

Postar um comentário