São
19 designers brasileiros e de Portugal que vão apresentar uma coleção após a
Covid-19
O ex-aluno do Senac Marcel
Feitosa, de Santa Cruz do Capibaribe, está entre os 19 selecionados para um
projeto de moda realizado pelo designer, consultor e professor Mário Queiroz
durante a quarentena. O projeto teve início em março quando o consultor usou as
redes sociais para convidar designers que tivessem interesse em participar de
uma iniciativa gratuita, com o desafio de criar uma coleção voltada a um futuro
próximo após a Covid-19. Mário fez toda mentoria remotamente e, em junho, os
participantes apresentaram coleções com sete looks. No grupo, há ainda outra
pernambucana, Sarah Lima, que mora em Caruaru, e designers de São Paulo,
Brasília, Rio Grande do Norte e de Portugal.
Marcel disse ter ficado surpreso com o resultado. “Eu realmente
não esperava ser selecionado. Eu mandei de uma forma despretensiosa. Quando
fiquei sabendo, fiquei muito feliz, não acreditei, mas aceitei
instantaneamente”, confessa. Ele se inspirou no romance Mar Morto, de Jorge
Amado, para fazer a sua coleção. Para ele, o lirismo alivia o cotidiano de uma
quarentena e, na época, ele estava lendo a obra. “Vi que os marítimos têm muito
do que precisamos para encarar as consequências da Covid-19, como coragem,
determinação, e eles lidam com as incertezas do mar”, explica Marcel. A coleção
tem looks voltados para o público masculino. Sarah Lima, a outra pernambucana
selecionada, é de Tabira, mas está morando em Caruaru. Sua coleção, inspirada
nas flores e pássaros da Caatinga, com materiais antibacterianos e
impermeabilizados, é voltada para o público feminino. “Fico muito feliz em ter
contribuído com esses grandes talentos e poder apresentá-los”, comemorou o
designer Mário Queiroz.
Futuro
Marcel começou a trabalhar com moda aos 16 anos. Nos primeiros
cinco anos, participou de cursos realizados pelo Senac, em parceria com a
Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe. Para o coordenador do curso
de Design de Moda da Faculdade Senac em Caruaru, Luiz Clério, uma mentoria como
essa de Mário Queiroz é única, mas oportunidade é uma situação pontual para
“poucos e talentosos profissionais, novatos ou não. O desenvolvimento
profissional em uma instituição séria e comprometida com a formação, como o
Senac, é um investimento certeiro para quem quer ter sucesso.”
Os dezenove designers estão usando as próprias redes sociais
para apresentar os trabalhos. Mário Queiroz também vai publicar o material nas
redes sociais. Mas, Marcel quer ir além. O próximo passo é desenvolver os
croquis, fotografar e tentar comercializar as peças.
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