quarta-feira, 22 de abril de 2020

Setor imobiliário se reinventa durante crise da pandemia da Covid-19

Para continuar movimentando segmento, ferramentas digitais costumeiramente usadas, têm sido ainda mais adotadas



O setor imobiliário usou a criatividade para manter o relacionamento e gerar novos contatos com clientes e potenciais compradores, para a assistência ao pós venda e venda on-line de imóveis, sobretudo os com subsídios do Minha Casa Minha Vida – do Governo Federal. Vendedores oferecem informações, tiram dúvidas e recebem toda a documentação necessária ao preenchimento do cadastro junto aos órgãos necessários para acesso a subsídios e financiamentos, de forma totalmente virtual.

Desde o início do isolamento social indicado pelas autoridades sanitárias, construtoras e imobiliárias têm adotado recursos tecnológicos para continuar a movimentar vendas e prestar assistência pós-venda aos clientes. “Já adotávamos o uso das tecnologias, costumeiramente, nesse relacionamento com os clientes. Isso já faz parte da nossa rotina de trabalho. Só estreitamos o uso desses recursos e não deixamos de prestar todo auxílio necessário”, explica o Gerente de Vendas da Viana & Moura Construções, Leonardo Queiroz.

Suspensão de Parcelas – Foi assim que a vendedora Fabiana Lira, de 32 anos, teve acesso a informações detalhadas para a suspensão temporária das parcelas do seu imóvel, localizado no Residencial Xique Xique. “Foi simples para fazer: só precisou baixar o aplicativo e fui seguindo o processo que ia sendo pedido. Quando conclui, me mandaram mensagem pedindo para aguardar, que iria ser analisado. Daí, com sete dias, recebi a mensagem de que minhas parcelas tinham sido pausadas por 90 dias. Foi ótimo, porque todo mundo está passando por um processo difícil, então com as parcelas pausadas dá para ficar mais tranquila com relação aos outros compromissos”, comentou a vendedora, que mora com o marido e uma filha de 16 anos e está grávida de sete meses. No momento, ela está em casa, já que a empresa em que trabalha não é de serviço essencial.

Já o autônomo do ramo de confecções Eduardo Vila Nova, de 24 anos, que também mora no Residencial Xique Xique,  afirma que recebeu um vídeo explicativo de todo o processo, o que o auxiliou para a efetivação da solicitação. “O meu setor está parado, por isso tive que fazer a opção pela suspensão das parcelas da casa”, explica Eduardo, que mora com a esposa. Quem prestou o auxílio a ele e também à Fabiana Lira foi Elizângela Miranda, assistente de cobrança da Viana & Moura Construções. “Tentamos simplificar a linguagem, para que o cliente entenda o processo todo e suas implicações. Detalhamos tudo, mostramos o passo a passo, tiramos cada dúvida. Tudo para que ninguém se prejudique. A gente tá ajudando quem não tá conseguindo e quem faz, mas fica com dúvida”, explica. O processo pode ser feito pelo 0800 726 8068 ou pelo 3004-1105 ou ainda pelo aplicativo Habitação Caixa. Clientes da Viana & Moura Construções podem ser auxiliados pelo WhatsApp 81 9.9233-1896.

Vendas On-line – Também empenhados em manter o ritmo de trabalho de toda a equipe, a coordenadora de vendas da Viana & Moura Construções, Aylla Barbosa, afirma que todos os promotores continuaram em contato com as pessoas cadastradas no banco de dados, para o fechamento de negócios. “Nosso volume de atendimento está grande. Estamos com uma procura grande nos nossos canais de atendimento on-line. Já fechamos quase 40 processos de aprovação até o dia 13 de abril, só para se ter uma ideia, desde que começamos o período de isolamento social, que foi no dia 23 de março”, relata.

Realização do Sonho – Oportunidade para a comerciante Gabrielly Vasconcelos, de 27 anos, que realizou o sonho da aquisição da casa própria, em meio à crise pela qual o país atravessa. “Fiz o meu cadastro no site da construtora e, logo, fui atendida por uma promotora via WhatsApp. As simulações foram realizadas e fiz o envio de toda a documentação. Em menos de 24 horas, já obtive o resultado da aprovação. Nunca imaginei que fosse tão rápido realizar um sonho!”, expressou a vendedora. Quem também garantiu a realização do sonho foi a operadora de caixa Sivoneide Maria, de 34 anos. “Todo o meu atendimento foi on-line. Tudo de uma forma bem segura. Em pouco tempo, obtive resultado positivo e, em breve, estarei escolhendo a minha casa”, comemorou.

CRECI-PE – De acordo com o delegado do CRECI-PE (Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Pernambuco) e integrante da Câmara Setorial dos Corretores de Imóveis da Acic (Associação Comercial e empresarial de Caruaru), Ítalo Rossine, esse é o principal recurso para vendas no segmento. ”Hoje é inquestionável como a internet é a ferramenta mais importante para a venda de qualquer produto. Antigamente, a gente usava muito classificados, anúncio em placa de imóvel. Hoje, esse formato ainda resiste, mas o que vende mesmo é a internet. Quando a gente anuncia um imóvel pela internet e coloca uma placa nesse mesmo imóvel, enquanto se tem 20 consultas pela internet, se tem um telefonema porque se viu a placa afixada no imóvel. Nesse momento, mais ainda”, explica Rossine.

Oportunidade – A Caixa Econômica Federal anunciou que os novos contratos de financiamento imobiliário fechados a partir do dia 13 de abril terão carência de seis meses para pagamento. “Uma medida como essa traz para autônomos ou informais uma segurança para esse passo tão importante da compra da casa própria, já que é um bem de consumo durável, com dívida a longo prazo. A gente acredita que as vendas devam reagir, diante do cenário que a gente tem hoje”, comenta a coordenadora de vendas da Viana & Moura Construções, Aylla Barbosa.

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