quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

EXCLUSIVO: Readequação vai diminuir tempo de espera na emergência da FAV (Fundação Altino Ventura)


Referência na prestação de assistência à saúde ocular há mais de 30 anos, a Fundação Altino Ventura, sediada no bairro da Boa Vista, centro do Recife, vai readequar seu atendimento de urgência e emergência partir de janeiro de 2020. O número de atendimento nesse setor, média de 450 pessoas diariamente, tem gerado o aumento no tempo de espera dos pacientes, que pode chegar até 12h, demandando maior disponibilidade da equipe médica e, com isso, reduzido a dedicação do corpo clínico na atuação dos casos de média e alta complexidade, que são a especialidade da instituição.

Essa realidade vem sendo compartilhada com a Secretaria Estadual de Saúde e com o Ministério Público de Pernambuco com o objetivo de garantir o atendimento à população e melhorar a efetividade da assistência na FAV. Em entendimento, foi estabelecido um cronograma de ações para instalação de serviços oftalmológicos em três unidades de pronto atendimento 24h – UPAs do Ibura, Imbiribeira e Torrões.  

Desse modo, 300 pacientes que seriam atendidos diariamente pela Fundação serão assistidos, de maneira gradual, por essas UPAs. Já os quadros classificados como mais graves, quaisquer diagnósticos que apontem para o risco de perda de visão, serão acolhidos de modo mais ágil, na emergência da FAV. Essa conjuntura vai permitir à instituição maior foco nas médias e altas complexidades. “A readequação acontecerá no setor de urgência e emergência para que continuemos trabalhando mais e melhor para preservar e recuperar a visão das pessoas.  Assim, todos os demais serviços, como consultas, exames complementares e as cirurgias eletivas, estão garantidos”, explica o diretor da Fundação Altino Ventura, Vasco Bravo Filho.

Fundação Altino Ventura – criada em outubro de 1986, a Fundação Altino Ventura é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos. Tem como missão prestar assistência à saúde ocular, reabilitar pessoas com deficiência auditiva, física e intelectual da população de baixa renda e, ainda, fomentar o ensino e a pesquisa científica. É credenciada pelo Sistema Único de Saúde desde 1992 e é classificada pelo Ministério da Saúde como Unidade Referência em Oftalmologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário