segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Quilombolas do Mundo Novo encantam no projeto Culinária Quilombola no Recife

A convite de Dra Clarissa Marques, professora do curso de Direito – UPE Arcoverde, coordenadora do Coletivo Direito em Movimento – DIMO, a Secretaria da Mulher de Buíque levou a cultura, a arte e a culinária da comunidade quilombola do Mundo Novo para a capital pernambucana, através do Projeto Cozinha Quilombola que aconteceu no Restaurante Cá-Já, localizado no bairro dos Aflitos. Uma participação que encantou a todos.
Vivenciando o mês da Consciência Negra, o samba de coco Resgate da Alegria fez a festa na última quinta-feira (07), com direito a muita musicalidade e o sabor com o prato principal do projeto, o Xerém com Galinha, sob a supervisão do chef Yuri Machado. Em meio ao canto e a dança do samba de coco, os clientes puderam saborear a iguaria característica da comunidade quilombola buiquense.
Além do grupo de dança e música, a Secretaria da Mulher levou também o artesanato da Rede de Mulheres Artesãs de Buíque, apresentando na capital pernambucana a beleza e a arte das mulheres que encantam os olhos com suas peças trabalhadas em madeira e outros materiais.
“Fortalecer as relações de Igualdade de Gênero, o protagonismo das mulheres, tem sido um marco na gestão do prefeito Arquimedes Valença que não mediu esforços para trazer à Recife esse grupo de mulheres do Mundo Novo, dando toda a logística necessária para a concretização desse projeto”, afirmou a secretária Santina Tereza.
O objetivo do Projeto é valorizar a culinária das comunidades quilombolas em Pernambuco. Parte da renda da venda do tradicional de Xerém com Galinha Guisada no restaurante Ca-Já foi revertida para o grupo de mulheres dos quilombolas buiquenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário