Maratona de imersão faz parte das atividades do Congresso de Tecnologia na Educação
Foto: Claudio Rodrigues/Dupla
Comunicação
|
Com o objetivo de fomentar a inovação
e a colaboração no ecossistema educacional do Agreste, está sendo realizado em
Caruaru o Hackathon Educação – 44h de inovação. Com inscrições esgotadas em 7
horas, a proposta, um dos pontos altos da programação do Congresso de
Tecnologia na Educação, tem o objetivo de realizar uma maratona de imersão na
qual os participantes encontrarão soluções criativas e inovadoras para desafios
reais baseados nas demandas do dia a dia da educação do interior pernambucano.
A atividade, fruto da parceria do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE com o
Armazém da Criatividade, segue até a sexta (20) no Senac Caruaru.
Participam da maratona 40 pessoas,
divididas em oito times que foram definidos ontem à noite depois da realização
de algumas dinâmicas. As equipes serão supervisionadas por mentores das áreas
de tecnologia, empreendedorismo, gestão, design e comunicação que irão auxiliar
no aprofundamento da discussão das temáticas e na definição das estratégias de
enfrentamento aos desafios. “Nossa ideia é criar um ambiente colaborativo e
explorar essa transdisciplinaridade para acharmos soluções empreendedoras para
aspectos da educação do Agreste”, comenta Ricardo Santos, coordenador do
Congresso.
Sob o tema geral Educação, o hackathon foi
subdividido em temáticas gerais afinadas às problemáticas da educação do
Interior do Estado. Entre os temas gerais, nos quais os competidores poderão
criar soluções, estão Educação Inclusiva, Educação Básica, Educação
Profissional, Inovação Educação, Impacto Educacional e Educação Pública. “O
hackathon vem para fomentar o ecossistema de inovação na educação, para
fortalecer negócios em Caruaru, diversificando a economia”, explica o
organizador do Hackathon Educação, Thiago Cabral, ao destacar que a proposta é
fazer com que as pessoas tirem ideias do papel.
Programação - A maratona começou nesta quarta (18) com o Talk Show “Inovação
na Educação”, mediado por Silvio Júnior, coordenador de Inovação e Negócios do
Porto Digital. Logo após a abertura, as equipes foram divididas, para, em
seguida, começarem a trabalhar em seus projetos.
A quinta (19) será o dia de
desenvolver os projetos. Os participantes contarão com mentorias, nas quais as
problemáticas propostas serão aprofundadas e as oportunidades de enfrentamento
aos desafios serão definidas. Na sexta-feira (20), os competidores farão uma
apresentação dos seus projetos em cinco minutos para a comissão julgadora. Os
vencedores serão premiados às 14h, no auditório principal do Centro de
Convenções do Senac Caruaru.
Sobre o Congresso - Jogos interativos, cultura maker e recursos tecnológicos em um
contexto de novas possibilidades de ensino e aprendizado estarão em pauta nos
dias 18, 19 e 20 de setembro, no Congresso de Tecnologia na Educação. Em sua
primeira edição, o evento, promovido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, com
apoio do Sebrae/PE e patrocínio da Caixa Econômica Federal (CEF), leva para
Caruaru o debate sobre “Metodologias disruptivas na educação: formas inovadoras
de ensinar e aprender”. A programação contará com mais de 30 palestras e
oficinas mediadas por profissionais e educadores de destaque no Brasil e na
Finlândia, além do Salão de Tecnologia e Empreendedorismo e do Espaço do
Conhecimento. As atividades serão realizadas na unidade do Senac e no Centro de
Convenções do Senac, em Caruaru, no bairro de Indianópolis. O Congresso de
Tecnologia na Educação conta também com o apoio da Cambrigde University Press,
do Cesar School, do Porto Digital e Armazém da Criatividade, da Ensinar
Tecnologia, da Prefeitura de Caruaru e do Sindicato dos Lojistas do Comércio de
Caruaru (Sindloja).
Nenhum comentário:
Postar um comentário