quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Hackathon Educação propõe inovação a serviço da educação do Agreste

Maratona de imersão faz parte das atividades do Congresso de Tecnologia na Educação

Foto: Claudio Rodrigues/Dupla Comunicação  
Com o objetivo de fomentar a inovação e a colaboração no ecossistema educacional do Agreste, está sendo realizado em Caruaru o Hackathon Educação – 44h de inovação. Com inscrições esgotadas em 7 horas, a proposta, um dos pontos altos da programação do Congresso de Tecnologia na Educação, tem o objetivo de realizar uma maratona de imersão na qual os participantes encontrarão soluções criativas e inovadoras para desafios reais baseados nas demandas do dia a dia da educação do interior pernambucano. A atividade, fruto da parceria do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE com o Armazém da Criatividade, segue até a sexta (20)  no Senac Caruaru.


Participam da maratona 40 pessoas, divididas em oito times que foram definidos ontem à noite depois da realização de algumas dinâmicas. As equipes serão supervisionadas por mentores das áreas de tecnologia, empreendedorismo, gestão, design e comunicação que irão auxiliar no aprofundamento da discussão das temáticas e na definição das estratégias de enfrentamento aos desafios. “Nossa ideia é criar um ambiente colaborativo e explorar essa transdisciplinaridade para acharmos soluções empreendedoras para aspectos da educação do Agreste”, comenta Ricardo Santos, coordenador do Congresso.

Sob o tema geral Educação, o hackathon foi subdividido em temáticas gerais afinadas às problemáticas da educação do Interior do Estado. Entre os temas gerais, nos quais os competidores poderão criar soluções, estão Educação Inclusiva, Educação Básica, Educação Profissional, Inovação Educação, Impacto Educacional e Educação Pública. “O hackathon vem para fomentar o ecossistema de inovação na educação, para fortalecer negócios em Caruaru, diversificando a economia”, explica o organizador do Hackathon Educação, Thiago Cabral, ao destacar que a proposta é fazer com que as pessoas tirem ideias do papel.

Programação - A maratona começou nesta quarta (18) com o Talk Show “Inovação na Educação”, mediado por Silvio Júnior, coordenador de Inovação e Negócios do Porto Digital. Logo após a abertura, as equipes foram divididas, para, em seguida, começarem a trabalhar em seus projetos.

A quinta (19) será o dia de desenvolver os projetos. Os participantes contarão com mentorias, nas quais as problemáticas propostas serão aprofundadas e as oportunidades de enfrentamento aos desafios serão definidas. Na sexta-feira (20), os competidores farão uma apresentação dos seus projetos em cinco minutos para a comissão julgadora. Os vencedores serão premiados às 14h, no auditório principal do Centro de Convenções do Senac Caruaru.

Sobre o Congresso - Jogos interativos, cultura maker e recursos tecnológicos em um contexto de novas possibilidades de ensino e aprendizado estarão em pauta nos dias 18, 19 e 20 de setembro, no Congresso de Tecnologia na Educação. Em sua primeira edição, o evento, promovido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, com apoio do Sebrae/PE e patrocínio da Caixa Econômica Federal (CEF), leva para Caruaru o debate sobre “Metodologias disruptivas na educação: formas inovadoras de ensinar e aprender”. A programação contará com mais de 30 palestras e oficinas mediadas por profissionais e educadores de destaque no Brasil e na Finlândia, além do Salão de Tecnologia e Empreendedorismo e do Espaço do Conhecimento. As atividades serão realizadas na unidade do Senac e no Centro de Convenções do Senac, em Caruaru, no bairro de Indianópolis. O Congresso de Tecnologia na Educação conta também com o apoio da Cambrigde University Press, do Cesar School, do Porto Digital e Armazém da Criatividade, da Ensinar Tecnologia, da Prefeitura de Caruaru e do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (Sindloja).

Nenhum comentário:

Postar um comentário