terça-feira, 16 de abril de 2019

Simpósio vai promover debate sobre o processo para aprovação de empreendimentos imobiliários

O evento vai acontecer em Caruaru e a inscrição é gratuita



Debater sobre formas de simplificar a aplicação da legislação vigente e assim facilitar o processo de aprovação de novos empreendimentos imobiliários para o município é a finalidade do 1 º Simpósio Urbes Caruaru. O evento será realizado nos dias 26 e 27 de abril, no Centro de Convenções de Caruaru. A inscrição é gratuita, mas com número limitado de participantes.

O tema do Simpósio é “A cidade legal e suas influências sobre o desenho urbano”, que será tratado sob a ótica do direito urbano e do urbanismo, com foco em loteamentos abertos, loteamentos fechados e condomínios. Durante os dois dias, serão realizados três painéis. Cada painel terá um tema que vai nortear as palestras e uma mesa debatedora. A programação foi criada de maneira que possa promover a troca de experiências, divulgar as atualizações legislativas e fazer uma análise sobre o urbanismo das cidades e o direito urbano.

Na abertura do evento, na sexta (26.04) o tema é Estudo de Caso Empreendimento Imobiliário Residencial Irmã Irene na cidade de Camaragibe/PE.  Duas palestras vão trazer todo o processo para a realização do projeto, uma na visão do arquiteto e outra na perspectiva do cartório. O projeto de cunho social foi elaborado pela Ôxe Arquitetura e Urbanismo, com 1256 unidades habitacionais visando a atender a uma população de baixa renda de 5.024 habitantes, com escola, creche e áreas de lazer públicas. “Diante de sua importância para se chegar ao registro do loteamento, passou-se por um processo complexo em defesa do uso social do solo e da necessidade da colaboração dos agentes públicos (políticos, juiz, analistas e fiscais) e alertando para contribuírem com a celeridade do processo. Tratados especiais foram utilizados para destravar o caminhar do conjunto habitacional”, explicou Lucíola Queiroz, autora do projeto.

Já no sábado, serão dois painéis, com dois temas principais, que serão aprofundados em seis palestras, das 8h às 17h. Pela manhã as palestras debaterão sobre cidade aberta ou cidade fechada, a cidade legal x a cidade real, direito urbanístico. À tarde, os debates serão sobre direito imobiliário, econômico e cartorário, a Lei 11.977/2009 e suas atualizações, legislações vigentes x responsabilidade civil. “Esse painel é de suma importância porque busca esclarecer e padronizar a aplicação da legislação Imobiliária e Urbanística, demonstrando, de forma sistemática, o papel de cada agente e as diferentes legislações aplicáveis, conforme a natureza de cada empreendimento. Tudo isso sem descuidar da responsabilidade civil de cada agente ou órgão envolvido no processo”. explicou Henrique César Bezerra, um dos palestrante da tarde.

A legislação vigente dificulta a realização de novos empreendimentos imobiliários. “O desenvolvimento sustentável ambiental, social e econômico ideal passa pela cidade legal, contudo, um dos principais obstáculos está localizado na burocracia existente que atrapalha, dificulta e afugenta os bons empreendedores e seus empreendimentos. A burocracia, como sistema de administração pública, tem o dever de ser ágil, deve ser conhecedora das leis e de seus mecanismos que proporcionem, para aqueles que a busquem, uma resposta rápida, transparente, impessoal, justa e legal”, explicou Euclides Queiroz, um dos idealizadores do evento. Novos empreendimentos geram renda para o município, por meio das taxas e impostos, e empregos diretos. Contribuir para a mudança do processo é possibilitar desenvolvimento econômico. “Como resultado do simpósio será criada uma minuta de um manual de boas práticas voltado para empreendimentos de grande porte, preliminarmente chamado de Manual de Boas Práticas para Aprovação e Registro de Projetos Imobiliários de Grande Porte”, adiantou Euclides.

Serviço
1 º Simpósio Urbes Caruaru
26 e 27 de abril
Mini-Auditório 3 do Centro de Convenções de Caruaru

Nenhum comentário:

Postar um comentário