sábado, 23 de março de 2019

Médico faz parto pela primeira vez em estrada de Catende e relata emoção: 'Experiência única'

Menina nasceu às margens da PE-216 dentro de uma ambulância.




Recém-formado em medicina, Leonardo Campello teve na noite de 21 de março uma experiência para guardar na memória: ele fez um parto pela primeira vez. Só que as condições nas quais a criança nasceu não foram comuns. O parto ocorreu dentro de uma ambulância às margens da PE-216, em Catende, na Mata Sul de Pernambuco.

"Foi meu primeiro parto e no meio da estrada, à noite... Foi bem tenso, mas uma experiencia única", disse o médico, que estava de plantão no Hospital de Jaqueira, também na Mata Sul, quando atendeu a mulher de 21 anos, que estava grávida de 35 semanas.

Durante o plantão só havia Leonardo de médico na unidade de saúde. "Eu fiz o exame do toque e constatei que ela estava com 3 cm de dilatação. Ela disse que havia perdido um pouco de líquido", informou. Como o período ideal para uma gestante ter um bebê é 40 semanas e a dilatação completa, que é de 10 cm, pode durar alguns dias, ele mandou a mulher de volta para casa.

"Quando foi à noite, ela voltou ao hospital porque a bolsa havia rompido. Fiz o exame outra vez e a dilatação estava completa", lembrou o médico.
Leonardo destacou que quando ocorrem casos como esse em Jaqueira, o médico deve entrar em contato com uma central de leitos para poder encaminhar a paciente para outra unidade, normalmente em Recife ou Palmares.

"Só tinha vaga para o Recife, que fica a duas horas de Jaqueira, então eu a coloquei na ambulância e iria levá-la para Palmares mesmo assim. Só que no meio do caminho, as dores aumentaram", contou Leonardo Campello.
Devido o aumento das dores, o médico realizou o parto dentro da ambulância. A menina nasceu bem e sem complicações. Os procedimentos básicos do pós-parto foram realizados no Hospital de Jaqueira.

Por G1 Caruaru

Nenhum comentário:

Postar um comentário