terça-feira, 19 de março de 2019

Buíque: Sec. de Assistência Social realizou encontro com as famílias do Programa Criança Feliz


Na manhã da última sexta-feira (15/03) a partir da 9 horas, em Buíque no Agreste Pernambucano, aconteceu no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV o encontro com as famílias do programa Criança Feliz, realizado pela Prefeitura através da Secretaria de Assistência Social.

o encontro teve o objetivo da Secretária Teófila Valença junto com a Técnica Edivani passar mais informações de tudo que já aconteceu durante o de 2018, e informar o que vai ser realizado neste ano de 2019, a Secretária de Assistência lembrou em sua fala da importância de resgatar as brincadeiras com as criança através do Programa Criança Feliz através dos coordenadores, porque hoje os pais não tem tempo de brincar com seus filhos para a importância do programa, as brincadeiras resgatas são de diversos tipos, como bambolê, as crianças pintarem os rostos, contação de histórias, e tantas outras.

Só o programa Criança Feliz atende hoje em Buíque cerca de 200 crianças de 0 a 6 anos de idade focado para baixa renda, fora os outros Programas que atendem outra categoria.

Programa Criança Feliz – PCF

Criado em 2013 pelo o Governo federal e executado pelos governos municipas.

O PCF, busca potencializar as habilidades das crianças e apoiar suas famílias utilizando-se de técnicas/execícios os quais promovem o desenviolvimento cognitivo, motor sócio afetivo e de linguagem desde a vida ultra interina até os 6 anos de idade.

Essa fase, é chamada de Primeira Infância

Os investimentos aplicados nesse período garante à criança, além de todos os direitos definidos em lei, o direito de ser saudável, viver em segurança e no aconchego familiar.

Esse direitos são assegurados por meio de políticas públicas!

Mais informações no site mds.gov.br

Quais são os objetivos do Programa Criança Feliz?

§  Promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância;
§  apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento da criança;
§  cuidado permanente com a criança em situação de vulnerabilidade da gestação aos seis anos de idade;
§  colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo o vínculo afetivo e o papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças na primeira infância;
§  estimular o desenvolvimento de atividades lúdicas envolvendo outros membros da família;
§  facilitar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e de suas famílias às políticas e serviços públicos de que necessitem.
 
Qual é o público-alvo do programa?

§  Gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família;
§  crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e suas famílias;
§  crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção prevista no art. 101 da Lei nº 8.609, de 13 de julho de 1990, e suas famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário