quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

EXCLUSIVO: Ações do Janeiro Branco aconteceram em Buíque “Sem saúde mental, não há saúde”


A Prefeitura Municipal de Buíque, através da Sec. Municipal de Saúde realizou durante todo o mês de janeiro ações do “Janeiro Branco, em diversas Unidades UBS, com palestras com orientações de como as pessoas devem se cuidar e cuidar das pessoas com algum tipo de distúrbio de saúde.

As ações aconteceram nas seguintes comunidades: UBS Guanumbi (Enfermeira Lizandry), UBS Catimbau (Psicólogo Whargton), UBS Amaro (Enfermeira Sammyres), UBS Riachão (Assistente Social Sara Câmelo), UBS Carneiro (Enfermeira Lizandry), UBS Serrinha (psicólogo Whargton) e CAPS (Márcia Marina), todos os palestrantes profissionais de alta competência em saúde. Todos os profissionais envolvidos são Enfermeira, Assistente Social, Psicólogo, coordenadores e profissionais da Secretaria de Saúde.

O temas das palestras para muitos não eram novidades, para outros um tabu ainda, mas cada profissional soube fazer essa quebra entre os que assistiam as palestras, os assuntos abordados pelos os palestrantes foram: depressão não é fraqueza, distúrbio alimentar não é coisa de quem quer chamar atenção, bipolaridade não é culpa de gente mal-humorada, suicídio não é coisa de quem não tinha objetivo, transtorno de ansiedade não é frescura, depressão química não é coisa de marginal, ter uma doença mental não é motivo para ter vergonha.

A Secretária de Saúde Janice Rodrigues marcou presença na ação do CAPS e falou que podem contar com para uma saúde mental cada vez melhor.

Conheça mais sobre o Janeiro Branco abaixo, trecho do site http://psicologiaparacuriosos.com.br

O Janeiro Branco é uma campanha que pretende mobilizar a sociedade em favor da saúde mental. O assunto ainda é pouco discutido pela sociedade e ainda há muito tabu em volta do tema. É preciso compreendermos o conceito de saúde mental de forma ampliada, como um estado de equilíbrio que proporciona bem-estar ao indivíduo e a sociedade como um todo. Com essa ideia em mente, o Janeiro Branco pretende colocar o tema da saúde mental ao máximo em evidência durante o primeiro mês do ano, fazendo com que as pessoas reflitam, discutam e atualizem suas ideias sobre o que é a saúde mental na verdade.

A campanha ainda é nova, começou em 2014 em Minas Gerais. Já em 2014 foram realizadas em Uberlândia palestras em diversos espaços da cidade e uma ampla divulgação do tema online.

Hoje a campanha já conta com colaboradores em diversas cidades do Brasil e cada ano mais pessoas aderem a ajudam na campanha. Em muitas cidades é possível participar de palestras ou mesas de debate sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário