segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Sábado foi um dia intenso de vacinação antirrábica para cães e gatos em Buíque


A campanha nacional começou no último sábado (15/09) em todo o Brasil, em Buíque, cidade do Agreste do estado de Pernambuco não foi diferente, a Prefeitura Municipal de Buíque, através da Secretaria de Saúde deu início também no município, em vários pontos da cidade durante todo o dia aconteceu movimento intenso de vacinação antirrábica para cães e gatos em todos os bairros.

Sendo ofertado pontos de vacinações em diversos locais, como na Quadra da Escola Carolina Guedes, Escola José Cursino, Rodoviária, Praça da Vila São Benedito, Clube Municipal, Praça Major França.

Todavia, haverá pontos de vacinações em pontos das áreas Rurais:

São Domingos (17/09/18), próximo do PSF
Povoado Tanque (18/09/18, Praça do Povoado
Povoado Amaro (19/09/18), próximo do PSF
Povoado Riachão (20/09/18), próximo do PSF
Carneiro e Barro Preto (21/09/18), PRÓXIMO AO ANTIGO PSF
Catimbau (240918), Praça da Igreja Católica
Já na Serrinha será nas Associações por não ter povoado.

Confira a nossa cobertura fotográfica agora!!





Fique mais informado aqui!!

Lupus alimentos

A raiva é uma doença causada por vírus, que ataca o sistema nervoso do animal, que pode se desenvolver em fases distintas, como a raiva furiosa, a raiva paralítica e digestiva. Após a transmissão de um animal infectado para um animal sadio, ele pode demorar cerca de 10 dias para desenvolver a doença. Os principais sintomas são mudança de comportamento, agressividade, salivação (o animal fica babando), inquietação e posteriormente, pode ter vômito, diarreia, ou ficar apático e ter seus músculos (mandíbula) paralisados.

A transmissão da doença ocorre através da saliva, ou seja, pela mordida principalmente. Mas nem todo cão ou gato que te morder poderá transmitir a raiva. Quer dizer que se ele não estiver infectado, você não corre nenhum risco. Mas a questão é que nem sempre sabemos se o animal está sadio, se é vacinado ou não. Por este motivo, algumas recomendações são importantes. Em primeiro lugar, é importante que você saiba que a única maneira de prevenir esta doença é através da vacinação anual de cães e também gatos.

Caso você tenha sido mordido por um animal e não sabe sua procedência, lave imediatamente o local com bastante água e sabão e procure um auxílio médico urgentemente. Isole o animal. Comunique o Centro de Zoonoses de sua cidade, caso não saiba onde fica questione a um veterinário de confiança e procure saber como agir. O veterinário do centro de zoonoses poderá requerer que o animal fique em observação por alguns dias e caso venha a apresentar algum sintoma, poderá ser eutanasiado para proceder o diagnóstico, uma vez que se trata de uma zoonose de importância pública que mata em pouco tempo e em quase 100% das vezes não tem cura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário