domingo, 2 de setembro de 2018

Haddad diz que 'possibilidades jurídicas' da candidatura do PT serão apresentadas ao ex-presidente Lula

Candidatura do ex-presidente foi rejeitada por 6 votos a 1 pelo Tribunal Superior Eleitoral. Candidato a vice na chapa de Lula, Haddad cumpriu agenda de campanha em Garanhuns (PE).


Haddad deu entrevista coletiva durante campanha em Garanhuns (PE) (Foto: Anderson Melo/TV Asa Branca)

O candidato do PT a vice-presidente, Fernando Haddad, disse neste sábado (1º) que o partido analisa as possibilidades jurídicas sobre a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva para apresentar ao ex-presidente.

A candidatura de Lula, escolhido pelo PT para encabeçar a chapa, foi rejeitada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em julgamento concluído na madrugada deste sábado. Por 6 votos a 1, os ministros entenderam que Lula, condenado em segunda instância na Operação Lava Jato, é inelegível pela Lei da Ficha Limpa. O ex-presidente está preso desde abril.

O PT terá agora dez dias para substituir o candidato. A rejeição da candidatura de Lula pelo TSE ainda poderá ser contestada em recurso da defesa ao próprio tribunal ou ao Supremo Tribunal Federal (STF).

“Vamos estudar quais são as possibilidades jurídicas durante o fim de semana para apresentarmos ao Lula”, disse Haddad em uma entrevista em Garanhuns (PE), onde cumpriu agenda de campanha.

O candidato a vice afirmou ainda que, para o partido, o candidato continua sendo Lula.
“A soberania é do povo na escolha do candidato do PT. E esse candidato é o Lula”, afirmou. "Não trabalhamos com esse conceito [de trocar o candidato]. Eu disse e repito: Nós não estamos fazendo estratégia eleitoral, nós não estamos fazendo cálculo eleitoral. Nós estamos defendendo o que consideramos um bem maior, que é a soberania popular", afirmou Haddad.

Ele disse ainda que vai "continuar a buscar todos os meios jurídicos possíveis para que Lula continue sendo o candidato do PT”.

Defesa de Lula

Em outro evento à noite, ainda em Garanhuns (PE), Haddad disse que, independentemente da decisão do TSE, os apoiadores de Lula seguirão nas ruas defendendo o ex-presidente.

"É muito errado o que estão fazendo com ele [Lula]. É muito errado! Depois de tudo o que ele fez pelo Brasil, está pagando por uma coisa que ele não fez. Não fez! Não provaram que ele fez. Trancafiaram o homem para ele não ser o próximo presidente e isso está errado!", declarou.

Segundo Haddad, Lula tem "muito compromisso" com o Brasil, com o Nordeste e com Pernambuco.


Por G1 Caruaru, Garanhuns

Nenhum comentário:

Postar um comentário