sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Dom José Luiz, bispo de Pesqueira, receberá homenagem da Alepe na terça (21) , título de cidadão pernambucano ao bispo diocesano


A solenidade irá celebrar os 100 anos da Diocese de Pesqueira, e entregar o título de cidadão pernambucano ao bispo diocesano


A Diocese de Pesqueira celebrou seu Centenário no último dia 2 de agosto, mas as comemorações ainda não cessaram. O bispo diocesano, Dom José Luiz Ferreira Salles CSsR, receberá na terça-feira (21), em Sessão Solene na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), homenagem em alusão aos 100 anos da Diocese de Pesqueira, e na ocasião, o título honorífico de “Cidadão Pernambucano”.

Há seis anos à frente da Diocese de Pesqueira, Dom José Luiz tem como trajetória de sacerdócio o lema “Deus é amor”, e como marca uma vida missionária, incentivando a Igreja, as pastorais socais, os movimentos e as instituições que buscam ajudar os necessitados. Além de obras marcantes como a reforma do Centro Pastoral João Paulo II (Seminário São José), o fomento na melhoria dos momentos de formação dos (as) leigos (as) e seminaristas, e as comemorações do Centenário que contemplaram o IV Congresso Eucarístico.  
Situada no Agreste de Pernambuco, a Diocese de Pesqueira é composta por 28 paróquias, três Áreas Pastorais, duas Áreas Missionárias e duas Reitorias, distribuídas em uma área de extensão que compreende 13 municípios.

“Dedico esta homenagem a todas as pessoas que nos ajudam a chegar nas comunidades, que atuam na evangelização, nas Pastorais Sociais, nos movimentos, nas organizações e serviços da nossa Igreja centenária”, declara Dom José Luiz.

Perfil

Nascido em Itirapina, no interior de São Paulo, integrou a Congregação do Santíssimo Redentor, fez sua profissão religiosa em 1982, com ordenação em dezembro de 1985. Dom José Luiz é Missionário Redentorista e tem exercido a maior parte de seu ministério no Nordeste. Antes de ser nomeado pelo papa Bento XVI para assumir a Diocese de Pesqueira, atuou como bispo auxiliar na Arquidiocese de Fortaleza (CE).

Atualmente, além de bispo diocesano, contribui como bispo referencial das seguintes Pastorais: do Povo da Rua; dos Refugiados; da Mobilidade Humana e do Setor Pastoral Social do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). E ainda, como presidente do Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM), e membro da Comissão Episcopal Especial para Enfrentamento do Tráfico Humano.

Na ocasião, estarão presentes diversas representações da Diocese, como agricultores (as), leigos(as), sacerdotes, religiosos (as) e autoridades para prestigiar o momento das homenagens.

 Serviço

Sessão Solene em homenagem aos 100 Anos da Diocese de Pesqueira
Quando: 21 de agosto (terça-feira)
Horário: 18h
Local: Auditório Senador Sérgio Guerra, Edifício Gov. Miguel Arraes de Alencar- localizada na Rua da União, s/n, Boa Vista-Recife (PE)



Nenhum comentário:

Postar um comentário