quinta-feira, 1 de março de 2018

Rachel Morrison: primeira mulher indicada ao Oscar de “Melhor Fotografia”

Há algum tempo, é contestada a pequena participação de mulheres no setor de produção de filmes em Hollywood. Um estudo coordenado pela pesquisadora Martha M. Lauzen analisou, em 2017, 250 filmes e entre os 3.011 profissionais apenas 18% foram mulheres, entre elas 4% diretoras de fotografia.
Neste ano, em 2018, Rachel Morrison se torna a primeira mulher indicada ao Oscar na categoria de Melhor Fotografia. A indicação veio pelo filme Mudbound – Lágrimas Sobre o Mississippi, da diretora Dee Rees. O longa se passa após a Segunda Guerra Mundial, onde dois veteranos de guerra, da família McAllan e Jacksons, vão trabalhar num lugar ainda governado pelas leis de Jim Crow, que institucionalizaram a segregação racial.
Morrison contou numa entrevista ao Close Up With THR que as filmagens foram feitas em 29 dias e foram bem complicadas em razão de mudanças climáticas. Apesar das dificuldades externas e internas, Rachel Morrison conseguiu fazer um trabalho maestral.

MUDBOUND – LÁGRIMAS SOBRE O MISSISSIPPI

Usando uma paleta de cores marrom e verde, estabelecendo conexões também com iluminação e com uma baixa saturação, ela conseguiu enfatizar emoções e relacionar a intimidade familiar e desigualdade racial, que são os núcleos centrais do filme. Mudbound chegará ao Netflix Brasil no segundo semestre de 2018. Confira o trailer abaixo:

Mudbound | Official Trailer [HD] | Netflix


A diretora de fotografia tem mais de 40 trabalhos, incluindo curtas, séries, documentários e longas. Alguns deles são: Fruitvale Station: A Última Parada (2013), Cake: Uma Razão Para Viver (2014), Dope: Um Deslize Perigoso (2015) e Pantera Negra (2018).
Ela já tinha sido a primeira mulher indicada ao prêmio da Sociedade Americana de Diretores de Fotografia na categoria de longa-metragem, e a primeira mulher a ganhar o prêmio de melhor direção de fotografia do New York Film Critics Circle.
Rachel Morrison concorre ao Oscar 2018 com Roger A. Deaking (Blade Runner 2049), Bruno Delbonnel (O Destino de Uma Nação), Hoyte van Hoytema (Dunkirk) e Dan Laustsen (A Forma da Água).
Que tal dar uma olhada nos outros trabalhos da Rachel Morrison e montar sua torcida para o Oscar? Nossa indicação é o longa “Pantera Negra”. Aproveita que está nos cinemas! Até mais!
Fonte/http://academia.ateliepe.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário