terça-feira, 12 de dezembro de 2017

EXCLUSIVO!! Na manhã desta segunda-feira, Buíque teve à última reunião da Atenção Básica do ano de 2017 da Saúde

Na manhã de ontem, segunda-feira (11), na cidade de Buíque, a partir das 9h, foi realizada à última reunião da Atenção Básica do ano de 2017, teve o objetivo de avaliar as ações efetuadas no decorrer deste ano, bem como de apresentar os indicadores de saúde que serão trabalhados em 2018.

A Secretária de Saúde afirma que tivemos um ano muito difícil, já que iniciamos do zero, pois o sucateamento deixado pela antiga gestão foi enorme. Portanto, foi um ano de reestruturação das equipes no sentido de organizar cada uma com recursos humanos necessários ao bom funcionamento e dentro dos limites para financiamento ofertados pelo Ministério da Saúde.

Neste ano as unidades também foram fisicamente melhoradas, onde ocorreu a inauguração de duas novas sedes, além da mudança de casa de outras 4 unidades que não possuíam as mínimas condições para atendimento por risco de desabamento.

Recebemos avaliadores do Programa de Melhoria de Acesso e Qualidade (PMAQ) / Ministério da Saúde e tivemos muitos elogios pelas mudanças feitas através das equipes. Outro ponto importante da reunião foi a avaliação dos indicadores da Atenção Básica /PMAQ, PQA-VS e PEFAP.  Onde o não cumprimento das ações pactuadas implicada diretamente nas verbas para a continuidade das atividades dos profissionais dentro dos diversos programas.

Nossas metas tiveram melhoria devido as ações promovidas e isso trouxe impacto nos números proposto no SISPACTO. Sabemos que muito ainda têm a ser feito, mas a gratidão da atual gestão está nas mudanças vistas e sempre afirmada através da população usuária dos serviços prestados pela Saúde.

Implica no corte de verbas

Hoje a Saúde deste município através do setor mais primário apresenta grandes expectativas para o ano de 2018 e está a pleno vapor na construção do Plano Municipal de Saúde que será realizado no quadriênio de 2018-2021

E pode-se afirmar que acontecerão muitas mudanças na Atenção Básica no sentido de ampliação da oferta de seus serviços.

Por fim, alguns desafios ainda foram lançados nessa reta final, e esses propõem o chamamento das mulheres de nosso município para a realização dos exames preventivos (Citologia) e também da Mamografia. Muitas ações ainda acontecerão até o final deste ano.

Muitas metas alcançadas, coisa que há anos nós não víamos.

A reunião teve orientações de Soraya Oliveira, Coordenadora da Atenção Básica de Buíque.

Parabéns a Secretária de saúde Janice Rodrigues pelo o excelente trabalho que vem fazendo pelo o Município, buscando sempre o melhor para a saúde da população buiquense.


Nenhum comentário:

Postar um comentário