sábado, 19 de agosto de 2017

Equipe do centro cirúrgico do Hospital Santa Efigênia recebe orientações sobre Eletrocirurgia

Profissionais que trabalham diariamente no centro cirúrgico do Hospital Santa Efigênia participaram nesta quinta-feira (17/08) de uma capacitação sobre Eletrocirurgia com o consultor Luís Santana, responsável pelo Marketing de Energia Avançada da Medtronic, empresa americana líder mundial em tecnologia médica. Com o tema “Fontes de energia: o que todos devem saber”, Luís Santana falou sobre as fontes de energia e todas as atualidades sobre energia avançada. Apresentou o portfólio de energia avançada que a Medtronic possui e o como a empresa pode contribuir para melhorar resultados e diminuir os acidentes durante procedimentos cirúrgicos. A iniciativa do Santa Efigênia teve como objetivo promover mais conhecimentos à sua equipe dentro do Protocolo de Cirurgia Segura adotado pelo Hospital.

Luís mostrou conceitos básicos da Eletrocirurgia, processo em que a corrente elétrica é produzida por um gerador, chega ao corpo do paciente por um eletrodo ativo, agindo nos tecidos-alvo, e sai através do eletrodo neutro. Esta corrente elétrica, ao encontrar a resistência do tecido humano, é transformada em calor. “Existem fatos e dados que comprovam que nenhum cirurgião recebe durante a sua formação acadêmica ensinamentos focados e direcionados para a Eletrocirurgia; não recebe nenhum tipo de orientação sobre como manipular o equipamento, como tirar dele o melhor desempenho e quais as precauções que deve tomar ao manipulá-lo. Nossa missão aqui é contribuir, com essas informações, para a redução dos acidentes de trabalho dentro do ambiente cirúrgico e também com os pacientes”.

Durante a capacitação, os participantes tiveram acesso a informações sobre a plataforma ValleyLab FT 10. “Esse equipamento reúne todas as formas de energia utilizadas em um centro cirúrgico. Nossa empresa tem tanto compromisso com a redução de acidentes nos centros cirúrgicos que assinamos um termo jurídico junto ao hospital que utiliza nosso gerador e nossos acessórios. Nós somos responsáveis por qualquer acidente que ocorrer com o paciente. Nós respondemos por isso diretamente com um documento para justificar e comprovar a total confiança que temos em nossa tecnologia”, explica Luís Santana.


Para José Pereira Galvão Júnior, diretor médico do Santa Efigênia, o treinamento com a equipe da Medtronic foi um passo importante para a eficiência do Protocolo de Cirurgia Segura do Hospital. “Entre tantas mudanças ocorridas no nosso Hospital, a implementação da cirurgia segura no centro cirúrgico e com a ajuda de todos os setores do hospital é um grande ganho não só para os médicos e funcionários, mas também para os pacientes. Dentro dessa linha, essa capacitação, sem dúvida nenhuma, veio, de forma conclusiva, agraciar o corpo clínico do Hospital com esse novo conceito da utilização do bisturi elétrico que é de fundamental importância dentro do centro cirúrgico. A capacitação foi de grande ganho, uma demonstração de grande eficácia para quem trabalha no centro cirúrgico com a cirurgia segura. Não tenho dúvidas de que tudo o que aprendemos na palestra foi de fundamental importância, principalmente para o ganho do paciente.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário