segunda-feira, 17 de julho de 2017

Vem aí!! O PROJETO SONORA BRASIL NO SESC!!

NA PISADA DOS COCOS


Será realizado nesta noite de quinta-feira (20) de julho de 2017, a partir das 20h na Unidade do SESC Buíque. o projeto SONORA BRASIL com a apresentação do GRUPO NA PISADA DOS COCOS/COCO DE IGUAPE.

Você que adora dançar coco, não pode ficar de fora dessa!


Fonte/Sesc Nacional

Coco do Iguape


Aquiraz fica a 30 Km de Fortaleza, no litoral cearense, e a Praia do Iguape, localizada neste município, que foi a primeira capital do estado do Ceará, é onde moram os integrantes do grupo. Eles praticam a pesca artesanal, principal atividade econômica da região, e são liderados pelos mestres Raimundo da Costa, que desde os dez anos de idade, como ele mesmo conta, pratica o coco de embolada e Chico Caçuêra.

Segundo pesquisadores, o Coco do Iguape tem uma característica peculiar que é o andamento mais acelerado e uma dança mais “pulada”. Como outros cocos do litoral, o grupo se apresenta descalço, como os pescadores costumam andar. A vestimenta é feita artesanalmente com o mesmo tecido usado nas velas das jangadas e tingida com a tinta retirada da casca do cajueiro azedo, árvore encontrada na região.

Os instrumentos utilizados pelo grupo são o caixão (espécie de Cajon), que é feito de madeira em forma de caixa, permitindo que o tocador fique sentado sobre o instrumento, e o ganzá, espécie de chocalho feito com latas reutilizadas, ambos fabricados pelos próprios integrantes. O triângulo, pouco encontrado em grupos de coco, foi inserido a partir de influências externas.

Mais informações:

Sesc Ler Buíque (87) 3855-2230

Nenhum comentário:

Postar um comentário