domingo, 29 de janeiro de 2017

Gravatá recebe pela primeira vez Sesc Saúde Mulher

A unidade móvel vai oferecer gratuitamente exames de mama e colo de útero, além de palestras e orientações de promoção da saúde da mulher.
A inauguração aconteceu nesta sexta-feira (27) e os atendimentos começam no dia 6 de fevereiro

As moradoras de Gravatá poderão realizar exames para prevenção do câncer de mama e colo de útero gratuitamente no Sesc Saúde Mulher. A unidade móvel da entidade realizará estes serviços na cidade de fevereiro a maio deste ano. É a primeira vez que a carreta presta atendimento fora do Grande Recife. A solenidade de inauguração do Sesc Saúde Mulher em Gravatá aconteceu às 15h desta sexta-feira (27), em frente ao Hospital Paulo da Veiga Pessoa, o presidente do Sistema Fecomércio-PE/Sesc/Senac, Josias Albuquerque, e do diretor regional do Sesc Pernambuco, Antônio Inocêncio Lima marcaram presença.

A unidade móvel conta com uma estrutura formada por um consultório para realização de exames citopatológico (Papanicolau), sala de mamografia com mamógrafo digital, banheiro e estrutura externa com espaço multimídia para ações educativas. A unidade funcionará a partir do dia 6 de fevereiro, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Por dia, serão beneficiadas 29 mulheres, com idade entre 50 e 69 anos, com o exame de mama, e outras 25 moradoras com o de citologia. Para este, é necessário ter entre 25 e 64 anos. A Secretaria de Saúde do município será a responsável pelo agendamento do público.

A equipe especializada conta com um médico, responsável técnico, uma enfermeira, duas técnicas de radiologia e uma educadora em saúde. Os profissionais realizarão os exames e promoverão capacitações com palestras abordando temas voltados à saúde e outros de interesse público, como a violência doméstica, o planejamento familiar e a diversidade sexual.

“Além dos exames gratuitos com qualidade, queremos alertar as mulheres para o cuidado com a saúde e o hábito de ir a médicos para acompanhamentos preventivos”, ressalta a diretora de Divisão de Atividades Sociais, Ana Paula Cavalcanti. Dentro desse propósito, a carreta já circulou pelas cidades de Camaragibe e São Lourenço da Mata, no Grande Recife, no ano passado, quando iniciou suas atividades no estado.

SOBRE O SESC SAÚDE MULHER – Alinhado ao Programa Nacional de Controle do Câncer de Mama e do Colo de Útero, o Sesc Saúde Mulher é uma iniciativa do Departamento Nacional do Sesc voltada à promoção da saúde da mulher. O projeto realiza atendimentos de mulheres em situação de vulnerabilidade, em municípios interioranos e em comunidades periféricas das grandes cidades. A entidade já dispõe do Projeto Sesc Saúde Mulher em Pernambuco, e mais 22 unidades em todo o Brasil.

Doença – O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. O de colo de útero ocupa o terceiro lugar no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer em 2014 com taxa de incidência de 15 novos casos em 100.000 mulheres ao ano. Os dois tipos de câncer têm chances altíssimas de cura caso descobertos em estágios iniciais, através de exames de prevenção.

Serviço: Sesc Saúde Mulher

Local: em frente ao Hospital Paulo da Veiga Pessoa (Rua Joaquim Souto, s/n)

Postado San produções & Eventos

Nenhum comentário:

Postar um comentário