segunda-feira, 18 de julho de 2016

SESC APRESENTA VIOLAS NO NORDESTE DO PROJETO SONORA BRASIL EM BUÍQUE

Geilza Paulino ladeada pelos o músicos
A unidade do SESC de Buíque nesta noite de 15 de julho de 2016, a partir das 20h, apresentou mais uma vez o PROJETO SONORA BRASIL, com o tema Violas no Nordeste, apresentado pelos os músicos Antônio Madureira, Ivanildo Vilanova e o Cássio Nobre, na cidade Buíque-PE, agreste do estado.

Saiba mais sobre esses músicos

Informações Sesc

Violas no Nordeste
A viola no Nordeste pode ser encontrada em sua forma mais tradicional, como a presente na região Sudeste, mas também em variantes típicas da região, como a utilizada por repentistas, que possui um sistema acústico que melhora a projeção do som e a machete, característica da região do Recôncavo Baiano.

Os três músicos convidados, expoentes em suas áreas, reconhecidos pela dedicação ao repertório tradicional deste instrumento, apresentam uma síntese da presença da viola na cultura nordestina.
Antônio Madureira é violeiro, violonista e compositor, nascido em Macau (RN) e radicado em Recife (PE). Foi líder do Quinteto Armorial, uma das maiores expressões musicais do Movimento Armorial, e depois fundou o Quarteto Romançal.
Ivanildo Vilanova, pernambucano de Caruaru, é cantador e violeiro. Exímio improvisador, desenvolveu sua carreira como repentista em Campina Grande (PB) e apresenta a tradição do repente.

Cássio Nobre, maranhense, radicado em Salvador (BA), é compositor, violeiro e pesquisador do samba de roda do Recôncavo Baiano e em especial da viola machete. Suas pesquisas revelam as transformações da prática musical tradicional da na atualidade.
Rdedação e fotos/Sandra Silva (San)

Nenhum comentário:

Postar um comentário