quinta-feira, 1 de agosto de 2013

II – CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURAL DE BUÍQUE 2013



Foi realizada na cidade de Buíque, localizada no Agreste Meridional de Pernambuco, no dia 26 de julho de 2013 a II – CONFERÊNCIA DE CULTURA DO MUNICÍPIO DE BUÍQUE.

Marcaram presença a Sra. Vania Brayner representante do Ministério da Cultura e da UNESCO, Graça Lopes( gestora do SESC LER BUÍQUE), os vereadores Melque do Catimbau, Paulinho da Saúde, Joseane Cavalcanti (coordenadora de Cultura do Sesc Ler Buíque). Os poetas e escritores Leonardo Silva, Paulo Tarcísio, Manoel Modesto, Diego Silva, Rosa ramos. O representante do comerciantes da cidade Ronny Peterson. Também vários professores das escolas Estaduais, Municipais e Particulares. O secretario de Cultura de Águas Belas Tié destacou que o povo sem cultura não é povo e povo sem cultura não existe. Sandra Silva ( San produções & Eventos), como amante fervescente da cultura é claro que mesmo sem ser convidada não poderia faltar.

O secretario de cultura de Buíque o Professor Blesmam Modesto fez a abertura da conferência e destacou que precisava da ajuda de todos para que a cultura da nossa cidade pudesse acontecer.
A Conferência na verdade é realizada na intenção levantar e fazer com que a nossa cultura de Buíque cresça, onde as pessoas e alunos podem expor suas opiniões sobre o que possa ser feito pela cultura, muitas idéias foram citadas para ser traçadas novas metas para a cultura.

 Vania Brayner destaca que fosse criado um conselho de cultura para que seja feito um fundo, ou seja, 30% da verba seja destinada a área da cultura, pois, hoje em Buíque não tem esse fundo, e que as conferência é feito para se buscar recursos .
O Estado de Pernambuco, São Paulo e Minas Gerais, são os únicos estados fora do sistema de cultura do Ministério e ela pediu que nos quando formos a conferencia estadual fizessem   esse pedido ao governador de entra no sistema, ate porque o nosso estado é rico de Cultura e esta na hora de se engajar.

Então vamos agora a Conferência Estadual e olha só que são os nossos representantes de Buíque:

Blesmam Modesto – Delegado do Governo
Vereador Melque do Catimbau– Delegado do Governo
Francisco Carlos – Delegado da Sociedade Civil.
Sandra Silva ( San) – Delegado da Sociedade Civil.
Joseane Cavalcanti – Delegado da Sociedade Civil.
Leonardo Silva – Delegado da Sociedade Civil.

O vereador Melque Do Catimbau foi o destaque, pois, o mesmo o tempo todo se preocupou em participa em esta junto.
A maioria dos artístas da cidade não foram participar, talvez seja uma forma de demonstração  que ainda não acreditam que haja algo novo na nossa cultura acontecer.
Mas não podemos deixa o secretario andar sozinho, ele já deu o ponte pé e devemos nos unirmos por uma política melhor da nossa cultura.

Veja agora a cobertura Fotográfica:
 
Da redação e fotos/Sandra Silva ( San)
San produções & Eventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário