sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Prefeitura de Buíque cuida dos idosos

A sensação de entrar em um lugar que traga aconchego e acolhimento faz tão bem a saúde quanto tomar medicações prescritas. Imagine aliado a tudo isso uma boa alimentação, companhia e ocupação do tempo com boas práticas.

Todos nós sabemos as dificuldades que surgem a partir dos 60 anos, é uma idade extraordinária em experiência, mas também em muitos casos é uma idade que dali para frente trará dependências e carências. Nesse quesito, com toda a responsabilidade que uma gestão compromissada com o bem coletivo e cuidado com o próximo fez do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (antigo CCI), um lugar de referência para tantos idosos que precisam de acompanhamento. A Prefeitura de Buíque tem essa missão de cuidar das pessoas como meta de gestão.

Por isso, cerca de setenta idosos frequenta diariamente o Centro de Convivência onde são recepcionados com calor humano para realizar diversas atividades das 8h às 13hs. Logo ao chegar é oferecido todas as manhãs um café e depois de alimentados seguem para uma divertida aula laboral com ginástica e danças. Os que não podem acompanhar o ritmo ficam interagindo com os amigos em uma espécie de pracinha dentro da própria instituição.

Em seguida, os idosos, mostram suas habilidades e experiências em jogos e artesanatos que eles desenvolvem junto aos cuidadores. Sem esquecer a saúde, uma vez por mês eles recebem a visita de um médico para fazer o acompanhamento de cada um. Lá, também tomam banho e recebem material de higiene pessoal. Também é servido além do café, um lanche e para encerrar as atividades diárias é servido um almoço farto.


O Centro de Convivência é Fortalecimento de Vínculos para Idosos é um programa da Assistência Social que tem recursos próprio e gerenciamento da Secretaria que promove, acompanha e trata com hospitalidade os usuários do Serviços públicos Municipal. Ao iniciar a gestão, a Prefeitura de Buíque através da Secretaria de Assistência Social fez todas as reformas necessárias para o melhor aproveitamento do local. Foram trocadas todas as Lâmpadas, reformados os banheiros, reformadas todas as cadeiras, reformado o telhado, revitalizado todo o jardim, reformados todos os vidros das janelas, comprados os materiais para trabalhos, matérias de higiene, alimentos e uma TV nova. Para manter o Centro em pleno funcionamento é necessária a dedicação e carinho dos funcionários que estão divididos nas funções de Diretor, Coordenador, Arte Educador, Serviços Gerais, Jardineiro, Porteiro e Cozinheiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário