A mobilização contou com a participação de técnicos de educação no trânsito, agentes do Detran-PE e do Grupamento de Trânsito de Motociclistas (GTRAM) e equipes da prefeitura. Durante toda a manhã, foram realizadas blitz educativas em pontos estratégicos do município, com abordagens a motoristas e pedestres, orientações sobre segurança, além do disciplinamento do tráfego local.
Segundo o diretor-presidente do Detran-PE, a campanha é fundamental para “sensibilizar pessoas para uma mudança de comportamento no trânsito”, especialmente em regiões onde os índices de sinistros (acidentes com vítimas) ainda são elevados.
Em 2024, Pernambuco registrou 45.304 notificações compulsórias de vítimas de sinistros de trânsito em 17 hospitais sentinelas. Desse total:
- 16,5% dos acidentes envolveram motocicletas como meio de locomoção;
- 57,2% dos pacientes receberam alta em até 72 horas;
- 30,9% sofreram fraturas;
- 28,8% apresentaram queimaduras, amputações traumáticas ou lesões internas graves.
Durante a ação em Itaíba, os agentes reforçaram a importância de atitudes simples que fazem toda a diferença: uso do capacete, respeito à sinalização, não uso do celular ao volante, e atenção redobrada em vias urbanas e rurais. O diálogo com a população foi direto, objetivo e acolhedor, promovendo empatia e educação.
“Maio Amarelo em Itaíba é mais do que um alerta: é um compromisso com a vida. A união entre órgãos públicos, profissionais da saúde e da segurança no trânsito demonstra que, com educação, prevenção e responsabilidade, é possível transformar realidades e salvar vidas”, afirma a Secretária de Saúde, Bruna Brito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário