sábado, 24 de fevereiro de 2018

Gêmeas no vocal, clipes em série, DJs brega-funk: como MC Loma planeja ir além do viral 'Envolvimento'

MC Loma e as Gêmeas Lacração falam ao G1 de nova música 'Na vibe', agora com as três nos vocais. Plano é lançar um clipe por semana: 'O bom é durar, mas a gente vai até onde der'.

MC Loma e as Gêmeas Lacração na gravação de clipe 'Na vibe' (Foto: Divulgação / Página da cantora no Facebook)
Vai ter MC Loma sim - e se reclamar vai ter mais. Já são dois clipes de Loma com as Gêmeas Lacração após "Envolvimento", sucesso surpreendente no carnaval 2018. Na noite de sexta-feira (23), saiu o segundo deles, "Na vibe"


Mirella, uma das gêmeas, é principal compositora do trio. "Tenho muita música feitas em Recife. Agora estou esperando ter um tempinho mais livre para compor mais", ela diz ao G1.

O estilo principal é o brega-funk, mistura entre as melodias do brega e as batidas do funk, que domina a cena musical de Pernambuco há alguns anos.

"Tem mais brega-funk, mas outras mais pop", diz a compositora. "Nessas pop, tem influência de Anitta e também Karol Conká , com um pouco de rap", adianta a irmã Marielly.
"Ela tem um computador na cabeça", elogia a irmã. "Você dá um título e ela tem uma música pronta".

2 - DJs de brega-funk (e a explosão do 'mix Nordeste-Sudeste')

A primeira música após "Envolvimento" foi "Treme treme", produzida pelo DJ Kelvinho. O produtor veio de Belo Horizonte e trabalha com vários artistas de funk de São Paulo. Um dos seus grandes hits anteriores era "Arrocha bundante", com os MCs Jhowzinho, Kadinho e 2K.

O título do "Arrocha bundante" de Kelvinho entrega uma tendência: a mistura do funk paulista e carioca com ritmos do Nordeste está em alta.
No canal do diretor Kondzilla, por exemplo, que começou focado no funk de SP, vários vídeos recentes têm artistas do Nordeste ou que apostam em ritmos como arrocha, brega e swingueira misturados com o funk, como Dadá Boladão, Dog Monstro e Arrocha Mamãe.

3 - Gêmeas também no vocal

"Na vibe" foi a primeira música lançada com as Gêmeas Lacração no vocal junto com Loma. Mas é possível que elas lancem outras. "Se der certo, faremos mais", disse Mirella ao G1. Durante a visita delas a São Paulo no carnaval, o plano era produzir várias músicas com Kelvinho para lançamento posterior.

4 - Clipes em série

A ideia descrita ao G1 pela equipe da Start Music, empresa que contratou Loma, é agressiva: lançar um clipe por semana após "Envolvimento". Até agora, com "Treme treme" e "Na vibe", elas estão cumprindo a promessa: os vídeos foram lançados com sete dias de diferença.

"A gente pretende fazer vários clipes, e todos com essa ideia de sermos 'nós mesmas'", diz Mirelly. "A única coisa que tem que ter é a gente extravasar- não pode faltar isso daí não", completa Loma.

Em sete dias, "Treme treme" teve mais de dez milhões de visualiações. Pouco diante dos 94 milhões de "Envolvimento" (somado o clipe original e mais o de Kondzilla), mas nada desprezível.

5 - Escritório em alta

Em junho de 2016, o G1 fez uma reportagem acompanhando dois MCs desconhecidos, Zaac & Jerry, que tinham estourado a música "Bumbum granada". A impressão é que eles estavam aproveitando o máximo do seu sucesso passageiro.
Um ano e meio depois, Zaac tem outra música entre as mais tocadas no Brasil, desta vez a convite de Anitta ("Vai malandra"). Ele e Jerry emplacaram outros sucessos ("Vai embrazando", "Troféu do ano"). A empresa que os agencia desde o início é a Start Music, de SP.
A agência também gerencia a carreira de Yuri Martins, o DJ de maior destaque do funk atual ("Agora vai sentar" e "Amar amei" são dele).
Foi a Start Music que correu atrás de MC Loma em Recife e assinou o contrato antes do carnaval - a tia de Loma, Fernanda, disse ao G1 que dias depois ela recebeu diversas outras propostas de empresas e selos. Pode ser então que, assim como os colegas de empresa Zaac & Jerry, elas consigam vingar mais do que muita gente apostaria.

E se não der certo?

"O bom é durar, mas a gente vai até onde der, diz Marielly.

Até porque as meninas têm outro compromisso: "Nossos pais falam que a escola vem em primeiro lugar", garante Loma. O plano é se dedicar aos estudos de manhã e cuidar de música no resto do dia, promete a garota, no nono ano do ensino fundamental.

Por Rodrigo Ortega, G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário