quarta-feira, 27 de abril de 2016

LABORATÓRIO DE AUTORIA LITERÁRIA CYL GALLINDO PROGRAMAÇÃO - 2016


Cyl Gallindo

Cyl Gallindo (Cícero Amorim Gallindo) nasceu em 28 de maio de 1935, no munícipio de Buíque, Estado de Pernambuco, filho de João Torres Gallindo, ourives/agricultor, e Maria Cursino Amorim Gallindo, doméstica. Foi o 6º de 13 filhos. Nos primeiros anos universo do poeta era a cidade de Buíque: o Grupo Escolar Duque de Caxias e a professora Dona Dôdoce; o promotor Geraldo Valença, que leu seus primeiros poemas; o seu avô Paigué - Miguel Pinto de Amorim. Com apenas 14 anos, sem armadura nem espada, inicia suas andanças. Começa pelo Sertão do São Francisco. Foi sociólogo, jornalista, escritor, poeta, contista, conferencista e cronista brasileiro. Diplomado em Ciências Sociais pela UFPE. Faleceu em João Pessoa - PB, em (04.02.2013).

Trabalhou na Assessoria de Comunicação do Senado Federal e outras repartições públicas. Foi repórter, redador, editor e colunista de jornais de Pernambuco, Brasília e Mato Grosso, além de correspondente do Jornal de Letras do Rio de Janeiro. Produziu e apresentou o programa Síntese, na TV Universitária em Recife, e colaborou com o Jornal Gazeta do Povo, no Paraná.

Foi membro da Academia Pernambucana de Letras, da Academia de Letras do Brasil e da Alane, do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal e da ANE - Associação Nacional dos Escritores - Brasília/DF, e também da UBE - União Brasileira dos Escritores/PE. Foi membro (fundador) do Conselho Municipal de Cultura do Recife. Conquistou Prêmios de âmbito nacional com poesias e contos, um dos quais foi reproduzido na revista PRISMAL - University of Maryland - USA.

Foi responsável pela ampliação do acervo do Brasil no Museu Tropical , do Instituto Real dos Trópicos, em Amsterdã - Nederland, quando em 1976, em companhia do Dr. Hans de Marez Oyens, reuniu e catalogou 40 peças, de vários estados brasileiros cujo setor foi inaugurado pela rainha Juliana.


Cyl Gallindo privou da amizade de grandes nomes da Literatura Brasileira, como Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes, Gilberto Freyre, Mauro Mota, Nélida Piñon, Anderson Braga Horta, José Santiago Naud, Luiz Luna, Anna Amélia Queiroz  Carneiro de Mendonça, Plínio Doyle e muitos outros.

Participa de diversas antologias de poesias e contos, com poemas vertidos para Francês pela Profª Nilda Pessoa da UFPE, para participar de antologia de poetas brasileiros em Paris/96.

Representou no Brasil a Revista Internacional de Literatura e Arte, Francachela, editada no Chile. Foi diretor da Coleção Integração Cultural Latino-Americana (CICLA), destinada à tradução e publicação de obras de autores brasileiros contemporâneos, na Argentina, além de fazer parte do Conselho Editorial da Revista Encontro, do Gabinete Português de Leitura em PE.

Proferiu conferências em mais de uma dezena de universidades, de norte a sul do país; em instituições como a Casa de Cultura Euclides da Cunha, em São José do Rio Preto - SP, durante dez anos, da qual recebeu placa comemorativa dos 100 anos de publicação de os Sertões; e no I, II e III Congresso Nacional de escritores em Pernambuco. Foi agraciado com inúmeras placas de entidades culturais. A 18.11.2004, recebeu o título de Cidadão do Recife e a Medalha José Mariano, concedidos pela Câmara Municipal do Recife, sob proposta do Vereador Paulo Dantas.

"Minha pátria estende-se a quatro cidades: Buíque, onde nasci; o Recife e o Rio de Janeiro, onde vivi a Juventude, e Brasília, onde inauguro a velhice. Sendo que Buíque é a Pátria-Umbigo. A marca mais funda da minha digital, onde se identificam minha própria alma, o meu caráter, a minha dignidade".

Luce Pereira

Luce Pereira nasceu em Belo Jardim (Agreste), é formada em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco e exerce a profissão há 21 anos. No Jornal do Commercio, foi repórter, editora e colunista, funções que também desempenhou no Diario de Pernambuco onde, atualmente, é titular da coluna Diario Urbano. Trabalhou durante cinco anos como correspondente no Nordeste  da Voice of America (rádio do governo dos Estados Unidos) e em 2006 deu início à carreira literária, publicando o livro de contos Essa febre que não passa, cujos textos acabam de ser adaptados para o teatro. Em dezembro de 2007, foi uma das coordenadoras do evento Para amar Clarice, uma semana de atividades nas mais diversas áreas (literatura, cinema, fotografia, concursos, oficinas e palestras), realizado com o propósito de  marcar os 30 anos de morte da escritora Clarice Lispector.

 Silvana Menezes


Silvana Menezes nasceu em Umbuzeiro, Paraíba, em 1967. Radicada em Recife. Arte-educadora, poeta e atriz. Idealizadora e coordenadora do Quartas-Literárias, evento realizado mensalmente no Centro de Cultura Luiz Freire, em Olinda. É uma das integrantes do grupo de recitação Vozes Femininas. “Vire a Página” é o primeiro livro solo de Silvana Menezes.

LABORATÓRIO DE AUTORIA LITERÁRIA CYL GALLINDO
PROGRAMAÇÃO - 2016


ABRIL

DIA 27/04 - QUARTA

19h00 - Lançamento da programação

·         Por que Cyl Gallindo?
Abertura: Geilza Paulino (Gerente Sesc Ler Buíque), Joseane Cavalcanti (Supervisão de Cultura – Sesc Ler Buíque)

·         Buíque minha Pátria-Umbigo por Luce Pereira (Belo Jardim)
·         A Poética de Cyl por Silvana Menezes (Umbuzeiros/PE)

Local: Escola Municipal Engenheiro Klaysson de Freitas


DIA 28/04 – QUINTA

10h - Poesia ao Pé do Ouvido
Com Silvana Menezes (Umbuzeiros/PE)
Local: Escola Estadual Duque de Caxias

14h -Um escritor na minha escola
Com Manoel Modesto e Rosa Ramos
Local: Escola Estadual Vigário João Inácio

Com informações Joseane Cavalcanti

Nenhum comentário:

Postar um comentário