terça-feira, 16 de agosto de 2022

Campanha eleitoral ganha as ruas oficialmente a partir desta terça-feira (16)

A campanha eleitoral ganha as ruas oficialmente a partir desta terça-feira (16). Para marcar a data, os cinco principais candidatos ao Governo de Pernambuco definiram uma programação especial. Marília Arraes, do Solidariedade, e Danilo Cabral, do PSB, escolheram começar em comunidades do Recife marcadas por histórias de luta pela garantia dos direitos humanos. Raquel Lyra, do PSDB, e Miguel Coelho, do União Brasil, decidiram sentir-se em casa e dão o pontapé inicial nas cidades que administravam até se tornarem candidatos ao Governo do Estado. Anderson Ferreira, do Partido Liberal, preferiu fazer diferente. Vai anunciar as diretrizes do programa de governo em coletiva de imprensa.

RODA DE FOGO

Marília vai a Roda de Fogo, no bairro dos Torrões, Zona Oeste do Recife, às 16h. A comunidade, que se originou de uma ocupação irregular, é considerada símbolo de resistência popular por moradia, educação, transporte público, dignidade. Foi o governador Miguel Arraes, avô da candidata, que em seu segundo mandato (1987-1990) concedeu o título de posse às famílias.

"Iniciar a nossa campanha de rua em um lugar tão simbólico para a história das lutas do povo de Pernambuco e, ainda mais, para meu avô, que foi importantíssimo para Roda de Fogo, nos motiva a continuar essa caminhada que vai trazer a mudança que o nosso Estado precisa", disse Marília, que deverá ter a companhia do vice Sebastião Oliveira (Avante) e do candidato ao Senado André de Paula (PSD). 

BRASÍLIA TEIMOSA

Danilo escolheu começar a campanha de rua por Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife, às 17h. O bairro tem laços políticos com o candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com as gestões da Frente Popular, o PSB e o PT.  Recém-empossado, em 2003 Lula fez uma visita histórica à comunidade com 29 ministros. Percorreu as palafitas existentes na época e anunciou um programa de requalificação da área. 

A ação ocorreu na gestão do então prefeito do Recife, João Paulo, e foi realizada com recursos destinados por Lula. Danilo na época era secretário de Administração do Recife (2001-2004). Em 2006, Lula voltou a Brasília Teimosa para iniciar pela localidade, agora já sem palafitas, a campanha rumo à reeleição.

CARUARU

A largada de Raquel será em Caruaru, cidade do Agreste pernambucano que administrou por dois mandatos. Uma caminhada, a partir das 14h, começa pela Avenida Agamenon Magalhães, a mais movimentada e onde será inaugurado o Comitê da Juventude. Lá, acontecerão os discursos de Priscila Krause, candidata a vice, Guilherme Coelho, nome para o Senado, e o da candidata que deve apresentar algumas de suas propostas de governo.

Entre elas, construção de cinco maternidades, abertura de 60 mil vagas de creches, programa de qualificação profissional com o Trilhatec, implantação de restaurantes populares fixos e móveis e o programa Mães de Pernambuco, que irá atender, de forma imediata, mais de 200 mil crianças e cerca de 100 mil mulheres em situação de pobreza, com uma bolsa no valor de R$ 300. 

PETROLINA

O pontapé inicial de Miguel será em Petrolina, durante encontro na casa de eventos Zé Matuto, marcado para começar às 18h44, uma referência a seu número eleitoral. Foi na cidade do Sertão do São Francisco que o candidato se criou e construiu carreira política até virar prefeito com aprovação de 90% dos moradores.

“Não poderia começar de outra forma um momento tão especial. O povo de Petrolina conhece minha história e confiou em mim todos esses anos. Foi ao lado dessa gente que transformamos nossa cidade, que virou uma referência para todo o estado”, relatou Miguel. O ato terá a presença dos candidatos a senador, Carlos Andrade Lima, e a vice, Alessandra Vieira.

PLANO DE GOVERNO

Anderson Ferreira resolveu convocar uma coletiva de imprensa para apresentar diretrizes do programa de governo. Será às 14h30, no auditório do Mar Hotel Conventions, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. O evento terá a participação do candidato ao Senado, Gilson Machado Neto (PL); e da candidata a vice-governadora, Izabel Urquiza (PL);

Antes almoça com representantes do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Pernambuco. No fim da tarde faz caminhada no bairro de Ponte dos Carvalhos (Cabo de Santo Agostinho) e em Cajueiro Seco (Jaboatão dos Guararapes, onde foi prefeito até decidir candidatar-se ao Governo do Estado).


A Folha das Cidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário