quinta-feira, 21 de março de 2019

Reutilização é caminho para um mundo sustentável

Às vésperas do Dia Mundial da Água, relatório mostra que escassez é crescente em todo o mundo. Cenário exige práticas sustentáveis pelas empresas




Em um contexto de grandes mudanças climáticas, a água é um elemento fundamental para tornar o planeta mais sustentável. No entanto, às vésperas do Dia Mundial da Água, 22 de março, este recurso natural sofre uma escassez crescente em todo o mundo. Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2050, cerca de 40% da população mundial viverá em áreas de grave estresse hídrico (quando a demanda por água é maior do que a sua disponibilidade e capacidade de renovação). Diante desse cenário, empresas e organizações têm adotado práticas voltadas para a economia de água, sem perder de vista a manutenção da qualidade para consumo.

Em Pernambuco, a construtora MRV Engenharia mantém, em condomínios e canteiros de obras, sistemas de economia e reaproveitamento. Nas construções, toda a água é coletada para ser reutilizada de diversas maneiras. Uma delas é pela captação de água da chuva, que, após ser armazenada em tubos instalados no telhado, passa por um processo de filtragem, sendo redirecionada para vários usos, como a irrigação da horta mantida pelos funcionários e lavar os equipamentos. Nos banheiros, também há a instalação de tubulação que transporta a água da pia para a descarga de vasos sanitários. No Grande Recife, essas medidas são adotadas na construção dos empreendimentos Villa das Seringueiras, em Jaboatão dos Guararapes, e Parque Real Garden, em Camaragibe.

Já nos apartamentos, são utilizados produtos economizadores, como redutores e arejadores, que diminuem a vazão de água nas torneiras e bacia sanitária dual flush de 3 e 6 litros. “Acreditamos e investimos em iniciativas que respeitam o meio ambiente. Com essas ações todos saem ganhando, pois, além de contribuir para a preservação dessa fonte, também traz uma economia para a empresa e para os clientes”, conta o gestor executivo de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA) da MRV, José Luiz Esteves da Fonseca.

Fundada em outubro de 1979, em Belo Horizonte, a MRV é líder nacional no mercado de imóveis econômicos e a primeira construtora da América Latina a oferecer energia fotovoltaica para seu segmento de atuação. Presente em mais de 150 cidades de 22 Estados e no Distrito Federal, a companhia tem como compromisso contribuir para o desenvolvimento e transformação social investindo nas comunidades onde atua, melhorando a qualidade de vida de seus habitantes. Somente nos últimos três anos, investiu mais de R$ 770 milhões em obras de infraestrutura, com a construção de parques, praças, escolas, creches, Unidades Básicas de Saúde, Estações de Tratamento de Esgoto, obras viárias, entre outros.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário